A luta pelo direito - rudolf von ihering

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6181 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução



Este trabalho pertence a cadeira de Ciências Políticas, e será analisado pelo professor Espedito Pinheiro (professor do curso de Ciências Políticas na Universidade Presbiteriana Mackenzie), o trabalho valerá 3 pontos e para compor a media final o professor irá analisar o trabalho escrito e a apresentação do trabalho, que será efetuada no dia 5/04/2012.

O trabalho visaanalisar as possíveis formas de Direito a partir da ótica cientifico-positivo que o autor, Rudolf Von Ihering, lhe dá, partindo do contexto sócio Histórico da evolução humana, e principalmente passado pelo Direito Romano.

O homem desde a pré-história vive em sociedade. Ele possui a necessidade inata de se agrupar e se comunicar. Com a evolução material, encontramos uma grande evolução“intelectual” e sistêmica, onde a convivência em sociedade implicou na necessidade de ordenar os parâmetros da vida social, “Ibi homos, ubi societas” (onde há homem, aí sociedade). Daí temos Aristóteles com sua afirmação de que o “homem é um animal político” (o zoo politikon), porque a partir dessa interação complexa, as instituições surgem, e com elas as normas e regras tanto morais como éticas Inaugurandoo Direito.

Rudolf discorrerá principalmente, em seu livro, o momento em que é despertado na sociedade, e no individuo, o sentimento de necessidade de defesa da moral e da honra, assim como a consciência social que é criada, a partir de uma lesão. Seja na propriedade, seja no comércio, seja na ética e moral.

O individuo não entende as Instituições Jurídicas, mas sabe da existência dodireito, assim como não entende como funciona seus órgão vitais, mas sabe que eles o fazem vivo.

2.1 O direito no decorrer da historia


Na idade Média a luta pelo direito era totalmente individual onde seus objetivos eram totalmente aparentes, como para defender sua propriedade dois cavaleiros teriam que lutar para defender o seu direito, um desafiava o outro para a luta e o desafiadoaceitava, mesmo sem interesse ou vontade de lutar, o confronto não era apenas pelo valor material era também para defender sua própria honra e principalmente o seu direito.



2.1.1 As principais características do direito



O Direito desde a pré história, foi se adaptando a cada cultura, e a cada povo, em todo lugar do mundo, existe alguma lei diferente, isso acontece porque cada paistem uma cultura diferente.

O direito hoje em dia vai além da defesa da honra, ele também defende o valor material, o que não acontecia antigamente.

Por exemplo, hoje em dia não é suficiente que o ladrão apenas devolva o objeto furtado (injustiça objetiva) porque o ladrão, em seu ato criminoso, não agiu apenas contra a vitima, mas também contra as leis do Estado, a ordem jurídica e ospreceitos da moral, o crime dele não se limita somente roubar um objeto alheio, mas também a ir contra as regras da sociedade em que vive.

Quando um indivíduo se dispõe a viver em sociedade, este adquiri direitos e deveres, é dever do cidadão não furtar ou roubar, porque isto iria contra a esfera ética da moral, mas a sociedade também não pode obrigar que o ser humano cumpra estas ordens, porisso é necessária a lei e a sanção. A esfera ética da moral indica algo que “deve ser” não que necessariamente “tenha de ser”, o homem tem a possibilidade de fazê-lo, mas ele arca com duas conseqüências: primeiro com a sua consciência (moral) e segundo com o governo do Estado, e é penalizado pelas suas ações.

2.2 O direito e a luta



O direito tem como objetivo a paz e para conseguirisso precisa da luta para alcançar o seu objetivo, o direito sempre encontrará resistências e problemas e pra superar isso, utiliza-se da luta para se manter e alcançar a ordem.

Os interesses dentro do direito são sempre opostos, assim as lutas são mais constantes em qualquer área do direito, e isso pode causar guerras e conflitos, um grande problema do direito é quando ele é negado, e...
tracking img