A luta pelo direito - rudolf von ihering

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (574 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A luta pelo Direito

Em “A Luta pelo Direito”, Rudolf Von Ihering, importante jurista alemão, aborda nas primeiras linhas o que viria a ser o objeto de seu estudo e uma importante convicção legadaà sociedade: “O fim do direito é a paz, o meio de atingi-lo a luta”. No decorrer da história da humanidade a obtenção de direitos sempre esteve ligado a uma luta, muitas vezes árdua, sangrenta, quepodia se arrastar por séculos, mas que culminava com a obtenção de direitos privados ou coletivos. Segundo Ihering “o direito é uma força viva” e um “trabalho incessante, não só do poder Público, mas detoda a população”. É esta, a responsabilizada pela real luta, a luta pelo direito privado que irá repercutir na sociedade, pois “o combatente pelo direito do Estado e da nação outro não é senão ocombatente pelo direito privado”.
No primeiro capítulo, Ihering traz o direito intimamente ligado às questões do trabalho e da propriedade, pois também estes são obtidos por meio de esforços, por meioda luta; no entanto ainda pode ocorrer que “a uns caibam o gozo e a paz, a outros o trabalho e a luta”. Ihering traz ainda uma critica ao também jurista Friedrich Carl Von Savigny, chamando-o deromântico ao conceber o direito fora da luta, de modo natural como a linguagem, sem algum esforço ou ação.
Finalizando o capítulo, o autor reafirma a importância da luta pelo direito, o considerando comoum fator positivo, já que estabelece laços íntimos e indissolúveis entre o direito e o seu povo, quando obtido por meio do sacrifício e do esforço.
No segundo capítulo, o autor discorre sobre a lutapelo direito na esfera individual ou subjetiva, sendo este o principal enfoque em sua obra: a luta pelo direito privado. Sob o ponto de vista da violação ou denegação desses direitos Ihering compõemum tecido de situações em que tal violação possa ocorrer, refletindo sua vasta experiência jurídica. A principal questão exposta é a de que a luta pelo direito subjetivo “constitui um dever do...
tracking img