A ludoteca como material nas aulas de inglês

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FINOM - FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS





ROSÂNGELA RODRIGUES MACÊDO CAETITÉ















A LUDOTECA COMO MATERIAL LÚDICO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA






















Planalto
2010
ROSÂNGELA RODRIGUES MACEDO CAETITÉ




















A LUDOTECA COMO MATERIAL LÚDICO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESAArtigo científico apresentado à Faculdade de educação da FINOM, como requisito parcial para obtenção de título de Especialista em Língua Inglesa, sob orientação do professor Murillo Neto.


















Planalto
2010
A LUDOTECA COMO MATERIAL LÚDICO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA

Rosângela Rodrigues Macedo Caetité


RESUMO


Todo professor temgrandes possibilidades na renovação das práticas escolares, conseqüentemente, na mudança que a sociedade espera da escola, na medida em que é ele que faz surgir novas modalidades educativas visando novas finalidades de formação, só atingíveis através dele próprio. Assim, o professor é responsável pela melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, cabendo a ele desenvolver novas práticasdidáticas que permitam aos discentes um maior aprendizado. As atividades lúdicas têm o poder sobre o indivíduo de facilitar tanto o progresso de sua personalidade integral, como o progresso de cada uma de suas funções psicológicas, intelectuais e morais. Ademais, a ludicidade não influencia apenas crianças, ela traz também vários benefícios aos adultos, os quais adoram aprender ao mesmo tempo em que sedistraem. Este artigo vem ao encontro dessas afirmações, na certeza de estar reconhecendo a importância da lucidade no contexto escolar, visto que ela proporciona uma maior interação entre o estudante e o aprendizado, fazendo com que os conteúdos fiquem mais fáceis aos olhos dos alunos, os quais ficam mais interessados em participar das aulas.


PALAVRAS-CHAVE: Educação – ludicidade – jogos –benefícios – ensino-aprendizagem



INTRODUÇÃO

A Ludoteca é um local com material lúdico especialmente preparado de acordo com as diversas fases do desenvolvimento humano, sendo um espaço de aprendizagens significativas, prazerosas e cooperativas.
A idéia de unir o lúdico à educação difundiu-se, principalmente a partir do movimento da Escola Nova e dos chamados “métodosativos”. No entanto, essa idéia não é tão nova nem tão recente quanto possa parecer. De acordo com TEIXEIRA (1995, p. 39), “em 1632, Comenius terminou de escrever sua obra Didática Magna, através da qual apresentou sua concepção de educação”. Ele pregava a utilização de um método de acordo com a natureza e recomendava a prática de jogos, devido ao seu valor formativo.
Inúmeros estudos mostram que asocialização é tão necessária para o desenvolvimento humano quanto à nutrição, cuidados com a saúde e outros fatores que satisfazem as necessidades vitais humanas. Em nossa prática pedagógica fica notória a existência de uma nova estrutura familiar, convivendo em moradias com espaço físico mais reduzido. Para atender a esta nova realidade social, é preciso criar um projeto que seja capaz deoportunizar o desenvolvimento das interações sociais, das múltiplas inteligências, dos limites básicos indispensáveis para o convívio em grupo, da realidade coletiva, além do prazer de brincar, explorar, descobrir, aprender, criar...
A Ludoteca é um local com material lúdico especialmente preparado de acordo com as diversas fases do desenvolvimento humano, sendo um espaço de aprendizagenssignificativas, prazerosas e cooperativas.
O lúdico tem sua origem na palavra latina "ludus" que quer dizer "jogo". Segundo Luckesi são aquelas atividades que propiciam uma experiência de plenitude, em que nos envolvemos por inteiro, estando flexíveis e saudáveis. Para Santin, são ações vividas e sentidas, não definíveis por palavras, mas compreendidas pela fruição, povoadas pela fantasia,...
tracking img