Ludoteca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3192 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Apresentação:

O Projeto Ludoteca nasceu da necessidade de elaborar e desenvolver materiais lúdico-pedagógicos, com ênfase na educação de Línguas Portuguesa e Inglesa, para serem utilizados por alunos dos Ensinos Fundamental e Médio de escolas estaduais, municipais e/ou particulares. A Ludoteca vem sendo desenvolvida pelo curso de Licenciatura em Letras - Português/Inglês da Faculdade deTecnologias e Ciências – EaD, no ano de 2011.
Durante a realização deste Projeto, sentiu-se a necessidade de desenvolver alguns conceitos e de elaborar seus conteúdos e sua metodologia de forma mais apropriada aos alunos do Ensino Fundamental e Médio.
Segundo Santos (1995), jogos, brinquedos e brincadeiras fazem parte do mundo da criança, pois brincar está presente na humanidade desde oseu início. O brincar é, portanto, uma atividade natural espontânea e necessária para a criança, constituindo-se, com isso, uma peça importantíssima na sua formação. A mesma autora ressalta ainda que:

(...) devemos “olhar” o brinquedo com um fator de extrema relevância no desenvolvimento infantil. O brincar é um direito da criança, e este é reconhecido em declarações,convenções e leis, como nos mostram a Convenção sobre Direitos da criança de 1989, adotada pela Assembléia das Nações Unidas, a Constituição Brasileira de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990. (SANTOS, 1995, p.4-5)

A palavra 'ludo', pertence ao vocabulário do jogo na Língua Portuguesa, pois se pode atribuir a mesma o sinônimo de 'brinquedo', e, a sua variaçãono adjetivo 'lúdico' serve para qualificar o ambiente no qual se desencadeiam os jogos. A origem destas palavras é latina, provém de “ludos”, que designa as atividades organizadas segundo regras, que conhecemos atualmente como jogo. No latim, a variação de ludus em in-lusio significa 'estar na ilusão', enquanto in-ludere indica 'estar em jogo', em ambos os casos referem-se da mesma maneira àpropriedade de evadir-se do real e à de jogar.

Justificativa:

Como já se sabe, a atividade lúdica visa entreter os alunos e dinamizar as aulas. Tem um objetivo nobre de despertar neles a criatividade e esforço para alcançar determinado foco. Como bem disse Santos, autora citada anteriormente, a arte de brincar é extremamente relevante para o desenvolver do individuo, seja ele criança ouadolescente. Até mesmo um jovem.
Atualmente, as atividades lúdicas têm atraído os aprendizes, pois elas transformam as aulas em um espaço agradável, onde cada um tem a liberdade de expressar sua arte ou aptidão de efetuar tarefas, onde o ser se submete ao seu mais profundo mundo de idéias, explora seu intelecto segundo a capacidade que lhe fora concedida e interage de forma mais íntima esocial com seu colega.
Quando um aluno se depara com aulas pouco estimulantes é comum que estes desanimem ao longo do estudo. É então que alguma coisa precisa ser feita, uma vez que é papel do professor ou instrutor motivar o aluno na prática do aprendizado.

Objetivo geral:

O projeto Ludoteca tem o objetivo de constituir um acervo de livros, jogos e brinquedos com o intuito deintegrar o jovem e adolescente nas atividades decorrentes das disciplinas, além de favorecer a prática da criatividade do indivíduo e despertar nele o interesse de participar das atribuições que lhe são dadas.

Objetivos específicos:

Despertar nos jovens e adolescentes um interesse maior em participar das atividades em sala de aula, integrando-os ao âmbito educacional, socializando-os comos demais membros da classe;
Incentivar os alunos a interagir de forma efetiva e crítica nas atividades propostas e trabalhos em equipe;
Criar um ambiente mais dinâmico e interativo, o que implicará em atividades mais prazerosas e expectantes com resultados, por certo, surpreendentes;
Usar métodos eficazes no exercício do ensino/aprendizagem com foco na escrita e oralidade das...
tracking img