A linguagem do corpo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3812 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A LINGUAGEM DO CORPO

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 SEXUALIDADE HUMANA 5
2.2 HOMOSSEXUALISMO E O CUIDADO DE ENFERMAGEM 6
2.3 SEXUALIDADE E O PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM 7
2.4 A NUDEZ DO CLIENTE 8
2.5 DESFIGURAÇÃO DO PACIENTE QUEIMADO 8
2.6 REPERCUSSÕES PSICOLOGICAS DA CIRURGIA PLÁSTICA 9
2.7 SEXUALIDADE DA MULHER APÓS MASTECTOMIA, OSTOMIA 10
2.8 DISTÚRBIOSALIMENTARES: ANOREXIA E BULIMIA 11
2.9 SEXUALIDADE E DOENÇAS CRÔNICAS 12
2.10 DIMENSÕES FÍSICAS E PSICOLÓGICAS DA SEXUALIDADE NO LESADO MEDULAR 12
2.11 PERCEPÇÃO DA ENFERMAGEM SOBRE A SEXUALIDADE DO PACIENTE PSIQUIÁTRICO 13
3 CONCLUSÃO 15
4 BIBLIOGRAFIA 16


1 INTRODUÇÃO

Este trabalho terá como objetivo ampliar os nossos conhecimentos deste tema tão difícil de ser abordado por se tratar dasingularidade de cada individuo. Veremos a sexualidade tendo como foco principal o desequilíbrio emocional acarretado por cada um dos temas citados: A sexualidade humana, a nudez, sexualidade e o profissional de enfermagem, distúrbios alimentares: anorexia e bulimia entre outros.
Ressaltaremos também o direito a um atendimento adequado de saúde, preservando a autonomia das pessoas na defesa da suaintegridade física e moral.


2 DESENVOLVIMENTO

2.1 SEXUALIDADE HUMANA

A sexualidade é uma das condições básicas nas quais se encontra instalada a existência pessoal. Causa, conseqüentemente, um âmbito peculiar de atuação no qual se realiza o desígnio vocacional de cada pessoa. A sexualidade, em suas variadas formas de expressão apresenta-se como um vasto campo para ser investigado,evidenciando a importância de se elaborar diagnósticos de enfermagem nessa temática para nortear a ação intelectuo-procedimental do enfermeiro no contexto nosocomial, na saúde coletiva, no campo pessoal.

Dimensões da sexualidade humana

Sexo biológico:
Cromossômico (determinação genética do sexo): A fórmula cromossômica (celular) difere conforme o sexo. Homem: 44A+XY; Mulher: 44A+XX.
Gonádico:refere-se à formação das gônadas, das vias genitais e dos órgãos genitais externos.
Hormonal: diz respeito à produção de hormônios e o conseqüente aparecimento dos caracteres sexuais secundários (exercido pelas glândulas endócrinas - supra-renal, epífisis e tireóide).

Sexo psicológico
O comportamento sexual humano é governado pelas regiões elevadas do córtex cerebral. Desde a imagem daprópria sexualidade até o comportamento sexual é a mente que comanda. O órgão principal da sexualidade humana é o cérebro (Marc Oraison). A sexualidade humana é, pois, um fenômeno psíquico.
Temos ainda a dimensão sócio-cultural, enquanto forma de expressão social da masculinidade e feminilidade - duas formas de ser e de agir humanos, e a dimensão existencial, na medida em que, pela sexualidade,se abre a porta de comunicação interpessoal, é a forma pela qual percebemos o outro e é o lugar de vivência da vida e da morte. É a expressão da própria vida e consciência da morte (a necessária perpetuação da espécie, dada nossa mortalidade individual).

2.2 HOMOSSEXUALISMO E O CUIDADO DE ENFERMAGEM

O homossexualismo foi considerado patologia e teve, no código internacional de doenças aclassificação 302.0. Nesse ínterim, os homossexuais foram vitimizados pela doença "ignorância" e "preconceito" que lhes causaram grandes sofrimentos físicos e morais. Freud explica tal prática sexual como fruto da má resolução dos conflitos no desenvolvimento psicossexual e é sabido que a medicina hipotetisou que diferenças genéticas e hormonais são as causas da atração por indivíduos com a mesmaconstituição física.
Transposta a era em que a homossexualidade foi diagnosticada como doença e chegando à época contemporânea, contemplando o progresso científico havido na ciência enfermagem, nota-se que os enfermeiros não estão totalmente preparados para assistir o cliente enquanto ser sexualizado.
No relacionamento interpessoal enfermeiro-paciente, podem surgir fatos imprevistos que podem...
tracking img