O corpo e as linguagens nao verbais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Mato Grosso
Instituto de Linguagens / Departamento de Comunicação Social
Docente: Lucia Helena Vendrúsculo Possari
Aluna: Laurine Marques / 4º semestre de Radialismo

1.Introdução.

Esse trabalho tem como objetivo analisar um pouco das linguagens não verbais, a importância dos gestos e seus mais diversos significados.
Na primeira parte falarei um pouco da teoriatrabalhada durante o semestre na sala de aula, apontando os fatores que levam o individuo a pensar e a agir de uma certa forma e demonstrando a influencia da cultura no que somos.
Na segunda parte serão analisadas duas imagens retiradas de propagandas, apontando os significados presentes nelas, além de discutir os efeitos causados em nossas vidas e em nosso imaginário.
O principal foco dotrabalho é o corpo, suas maneiras de se portar e se comportar, estampando sensações e sentimentos através de gestos e expressões.

2. Linguagens não verbais e o corpo.

Ler é dar sentido ao texto, procurar os mais diversos significados e proporcionar interação entre o leitor e o texto, ou entre quem produziu e quem leu. Um dos fatores determinantes para as interpretações dessas leituras é a cultura.Cultura é uma série de comportamentos, hábitos e regras de pessoas que vivem próximas e se comunicam com a mesma língua, interagindo em diferentes relações e níveis sociais.
Nossa principal ferramenta de interação com o mundo é o nosso corpo. Através dele demonstramos tudo o que pensamos e sentimos, nossos gestos são consequências de nossos sentimentos e desejos. O tom de voz, a maneira desorrir, de olhar, de se portar, de se dirigir a outras pessoas, de mover os membros superiores e inferiores, o jeito de andar.
O corpo também é usado para afirmar, para convencer e discordar. Isso ocorre quando movemos nosso corpo intencionalmente, calculando nossos gestos para compartilhar os nossos sentimentos ou para impor algumas normas.
Vários fatores influenciam na nossa maneira de interagir:a roupa que usamos, o nosso tipo de alimentação, os produtos que consumimos, nossas características físicas, nosso estado emocional, a idade, o sexo, a família, o lugar onde moramos, os lugares que frequentamos, as atividades que executamos, nossa condição socioeconômica, os valores morais e religiosos, o nível escolar, o tipo de emprego. Tudo isso determina nosso modo de agir e de pensar.
Com acultura aprendemos também a nos portar e a interagir de acordo com normas que foram impostas pela sociedade em que vivemos, visando sempre um bem comum a todos e evitando constrangimentos e situações incomodas. Podemos citar alguns exemplos: não é aceitável tocar as partes intimas em publico ou andar nu; não se deve encarar uma pessoa desconhecida por muito tempo; há expressões que devem serevitadas diante de alimentos.
Na linguagem corporal, os gestos são o reflexo das sensações e das emoções que sentimos. Todo gesto é uma ação, e envia mesmo que não intencionalmente sinais ao interlocutor. Alguns gestos são condicionados a nós desde pequenos,
Os gestos são sempre carregados de significados, através de um olhar podemos indicar raiva, medo, felicidade, um simples cumprimento,desconfiança e muitas outras emoções. O mesmo serve para os tipos de sorrisos que uma pessoa pode dar e para os gestos com as mãos.
No decorrer do século XX, com o desenvolvimento das tecnologias de propaganda e marketing, vem sendo estudado a relação das pessoas e os produtos que possuem imagens do eu, do estilo de vida, de seu mundo interior, do corpo em si.
Essas representações nas mídias nospermitem imaginar e fantasiar sermos o que o padrão cultural de beleza e saúde da atualidade nos propõe. Copiamos gestos, o estilo de se vestir, de se enfeitar, de andar, as expressões, buscando sempre o corpo ideal. Valorizamos o exterior, como se ele moldasse nosso aspecto interior, tornando-nos uma pessoa melhor. Assim desenvolve-se a cultura do narcisismo e desencadeia-se uma busca incessante do...
tracking img