A leitura nos anos iniciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7565 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1INTRODUÇÃO

O tema leitura nos anos iniciais foi escolhido por se tratar de um dos grandes desafios na educação. O interesse pelo tema surgiu a partir da prática nas aulas de estágio de observação e participação, mediante a vivência do aluno com textos literários e livros que o atraísse para a prática da leitura.
Tendo em vista que a leitura é a base do conhecimento e que a sua práticacontribui para o desenvolvimento emocional, social e cognitivo da criança, teóricos e professores falam de sua relevância no processo ensino aprendizagem, como prática norteadora na formação de cidadãos críticos e atuantes.
A pesquisa trata também da valorização e interesse desses estudiosos em ampliar o conhecimento docente para a abertura de horizontes ao pequeno leitor, tornar a leitura uma formaativa de lazer, criar argumentos, fazer de sua prática um hábito ao cotidiano infantil, bem como modificação de postura no desafio de educar.
Vivemos em um país de poucos leitores e com um número alarmante de crianças que nunca tiveram acesso ao livro, por não estarem matriculadas ou mesmo por desinteresse. Vale ressaltar que existem vários fatores: baixa renda, condições precárias das escolas,professores despreparados e ausência de uma política voltada à educação de qualidade. Este cenário nos faz repensar sobre a função do professor em formar cidadãos críticos capazes de transformar a realidade.
Afinal, a leitura pode modificar o quadro da educação no Brasil? Ha indícios que sim, desde que a sua prática seja trabalhada de forma a despertar a curiosidade a criticidade e a produçãodo saber, certamente influenciará nas atitudes e hábitos do pequeno leitor.
Nesta perspectiva, é primordial que o professor tenha um planejamento adequado para desenvolver seu trabalho, de forma que leve o educando a produzir e sistematizar seu conhecimento através do ato de ler.
Ler não é apenas decodificar e sim compreender, interpretar o que lê. A criança que tem contato com o livro desde osseus primeiros momentos seja ele no ambiente familiar ou escolar, vê sentido aos acontecimentos do mundo contextualizando e ampliando seu conhecimento.
Para tanto, é necessário que o professor dos anos iniciais utilize estratégias pedagógicas para atribuir sentido ao texto, tornar a leitura algo prazeroso, e assim influenciar de forma positiva no desenvolvimento do aluno. “O professor criativoe experiente poderá utilizar-se do conhecimento que tem a criança e da situação de aprendizagem para, a partir delas, propor atividades significativas que levam a criança a utilizar e desenvolver toda sua capacidade cognitiva e metacognitiva”. Kato (1999, p. 138).

1.1 Tema

Um olhar pedagógico sobre a importância da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental

1.1.1 Problema dePesquisa

O incentivo à leitura na criança tem sido um instrumento pedagógico de grande relevância no contexto escolar. Estudiosos da educação respaldam-se na influência positiva que a sua prática pode proporcionar ao pequeno leitor, possibilitando sua autonomia, percepção de mundo e desenvolvimento intelectual.
Considerando os fatores mencionados acima, pretende-se responder a pergunta do expostoestudo: Qual a contribuição que a prática da leitura traz ao desenvolvimento da criança nas séries iniciais?

1.1.2 Objetivo Geral


Analisar a contribuição da leitura no desenvolvimento da criança nos anos iniciais de uma escola pública do Riacho Fundo I


1.1.3 Objetivos Específicos


- Conceituar leitura
- Apresentar o histórico da leitura
- Verificar o papel do professor noincentivo à leitura
- Identificar as estratégias de incentivo à leitura
- Abordar sobre a contribuição da leitura nas séries iniciais
- Pontuar os resultados obtidos na escola pesquisada


1.1.4 Justificativa


O tema busca mostrar a importância da prática educativa nos anos iniciais, ressaltando a contribuição que a leitura traz ao desenvolvimento social, emocional e cognitivo da...
tracking img