Processo de leitura e escrita nos anos iniciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1669 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROCESSOS DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS.
A aquisição da leitura e escrita no 3º ano.
Alunos: Jilda Maria Dias Barros,
Marivaldo Barros Medeiros.Professor orientador: Willmenson Alfaia: Moreira
Centro Universitário Leonardo da Vinci – Uniasselvi.
Pedagogia – ped: 0071Estágio ll docência nos anos iniciais da educação infantil.
Cametá: 25/06/2012

Memorial descritivo
* Introdução

Para a realização deste trabalho focamos nossa pesquisa nos processos de leitura e escrita nos anos iniciais do ensinofundamental, na turma de 3º ano, para isso realizamos estagio de docência pelo período de 20 h aula na Escola Nossa Senhora Do Carmo em vila do Carmo, Cametá - Pá,situada na Rua Arlindo Rodrigues S/ Nº instituição municipalizada de ensino que atende crianças da educação infantil até as ultimas series do ensino fundamental.
A escola conta com um total de 41 funcionários sendo que desses: 23 sãoprofessores, 7 são serventes, 6 vigias e 5 agentes administrativos a contar com o próprio diretor. Sua infraestrutura é composta de 12 salas de aula, 1 sala de informática, 1 biblioteca, 1 sala de professores, 1 secretária, 3 banheiros sendo 1 feminino 1 masculino e 1 dos funcionários, possui uma copa e uma ampla área para os alunos merendarem .
Nossa observação e regência aconteceu na turma de 3ºano e visou a coleta de dados de como é a estrutura e o funcionamento da mesma, bem como o processo de ensino e aprendizagem utilizado pelos professores e por todo o corpo administrativo da referida escola. O objetivo da observação e intervenção foi identificar as dificuldades enfrentadas pela escola e pelos profissionais para que dessa forma possamos elaborar um projeto de letramento capaz desuprir as dificuldades detectadas.
Nossa temática para o estagio foi a importância da leitura e escrita nas series iniciais do ensino fundamental especificamente no 3º ano , essa ideia foi amadurecida através da leitura da obra de autores como: Emilia Ferreiro, Piaget, Ademar Silva e Vigosky
A leitura e a escrita são ações muito relacionadas que por esse motivo não podem ocorrer separadamente. Oprofessor precisa ter a consciência de que a leitura de textos diversos enriquece a vivencia dos alunos e possibilita sua inserção no mundo letrado. Mediante a grande dificuldade na aquisição do processo de leitura, pelos alunos, principalmente da rede Pública de ensino no final do ano letivo, observa-se a urgência em dinamizar esse processo, buscando soluções nas quais possibilitem desenvolver acriatividade, o prazer a leitura e o domínio do conhecimento pelos discentes, sendo estes a base para um bom aprendizado. Sabemos que o ato de ler é uma necessidade concreta para a aquisição de significados e consequentemente de experiências dentro de uma sociedade em que a escrita está presente em todos os ambitos.
O objetivo do nosso estagio foi observar os métodos de leitura e escrita utilizadospelos professores acompanhados, quais os recursos utilizados para que as crianças tivessem melhor acesso a esses conhecimentos bem como identificar qual dos métodos tem melhor eficácia na aprendizagem das crianças e entendermos como ocorre o processo de aquisição da leitura e escrita nas series iniciais do ensino fundamental. Tivemos também a oportunidade de testar os conhecimentos que...
tracking img