Metodos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4619 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2010
CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA: FATOS CONTÁBEIS E SEUS REGISTROS

Introdução
O artigo aborda o estudo da temática de contabilidade introdutória para as empresas e organizações, mostrando que fato contábil é aquele que provoca modificação no patrimônio da entidade, sendo por isso, objeto de contabilização através de conta patrimonial ou conta de resultado, podendoou não alterar o patrimônio líquido. Os fatos contábeis se classificam em: permutativos que provocam alterações qualitativas e representam permutações ente os elementos patrimoniais. Modificativos que provocam modificações quantitativas, podendo ser diminutivos ou aumentativos, quando diminutivos reduz o valor do PL, quando aumentativos aumenta o valor. E mistos que provoca alterações tantoqualitativas ou quantitativas.
Também trata esse artigo sobre fatos administrativos que quer dizer acontecimentos que não alteram o patrimônio de uma empresa, além disso, tem por objeto mostrar que pode vir apresentar modificações. E lançamentos contábeis sendo o efeito de lançar ou registrar, ou, simplesmente é um registro de um fato contábil sempre obedecendo às normas.Livro diário como o próprio nome já diz livro que é essencial e obrigatório pela legislação comercial para uma contabilidade, nele contém: a data, local, conta debitada, conta creditada, histórico. Além disso, o livro razão que é facultativo pelo código e obrigatório pela Legislação Fiscal, para as entidades que devem declarar IR sobre o lucro real.E o balancete que Testa o método das partidas dobradas, evidenciando as contas de acordo com seus respectivos saldos e verificando a igualdade entre a soma dos saldos devedores e credores.











Desenvolvimento:
FATOS CONTÁBEIS
O patrimônio da empresas esta em constante movimento em função dos acontecimentos que ocorrem diariamente. Essesacontecimentos e o Fato administrativo, ou fato Contábeis.
Fatos contábeis são acontecimentos que provocam mudanças, variações nos valores patrimoniais da empresa, organização, pode ser ela pequena ou uma grande empresa, de maneira qualitativa e quantitativamente podendo ou não alterar o patrimônio líquido. Por modificarem o patrimônio das empresas, são objetos decontabilização através das contas patrimoniais. Os fatos administrativos podem ser classificados em fatos, permutativos, fatos modificativos, fatos, mistos.
Fatos contábeis permutativos são aqueles que acarretam uma troca, permutam os elementos componentes do Ativo e ou do Passivo, sem produzir interferência no patrimônio liquido.
Os fatos permutativos"apenas trocam os componentes patrimoniais (contas) do ativo e ou do passivo, ou somente no patrimônio liquido, sem que ocorra aumento ou diminuição no patrimônio liquido" (GRECO, AREND; GARTNER, 2007, P.144)


Exemplo de fatos contábeis: recebimento de uma duplicata de cliente no valor de R$ 2.000,00. Esse fato aumentara o caixa pela entrada do dinheiro, ediminuirá a contas de duplicatas a receber, provocando ao mesmo tempo, aumento e diminuição ente elementos do ativo.
Fatos contábeis modificativos são aqueles que acarretam alterações no patrimônio, para mais ou para menos, no patrimônio liquido. Os fatos contábeis modificativos podem se classificados em aumentativos e diminutivos.
Os fatoscontábeis modificativos aumentativos retratam o recebimento de receitas, juros, alugueis, e outros. Exemplo de fato aumentativo: a empresa recebe uma importância de R$ 500.00 de alugueis de imóvel, esse fato aumenta o ativo pela entrada de dinheiro na conta caixa e aumenta o patrimônio liquido pela receita.
Os fatos contábeis modificativos diminutivos retratam a diminuição...
tracking img