Leitura: o gosto pela leitura e práticas incentivadoras. a importância da leitura nos anos iniciais na escola.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN
CAMPUS AVANÇADO DE PATU- CAP
NÚCLEO AVANÇADO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE ALEXANDRIA NAESA
CURSO DE PEDAGOGIA


LEITURA: O GOSTO PELA PRÁTICA DA LEITURA POR MEIO DE PRÁTICAS INCENTIVADORAS.
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS.
LEIDIVÂNIA DE FREITAS O. SOUSA

JUSTIFICATIVA:

O projeto de pesquisa surge dos questionamentos feitosem relação aos fatores que levam uma criança a ter ou não dificuldades na leitura, quais os meios que devemos utilizar para que se possa de forma gradativa incentivá-las ou despertar nelas um interesse que venha a trazer frutos a partir da escola, e dar resultados ao longo da vida.
Alguns educadores destaca o livro didático! Este se apresenta como a solução para os problemas na alfabetização,pois é um recurso que “facilita” a ação do professor e torna-se “fonte de conhecimento” para os alunos. Porém, seria sempre possível dar um significado ao conteúdo do livro didático? Para alguns estudiosos o meio sociocultural em que a criança vive é uma fonte rica de saberes que poderão auxiliá-la no desenvolvimento da linguagem oral e escrita, ou mesmo a tecnologia.
Há que se verificar osdiversos métodos a serem utilizados nesse processo, onde a alfabetização não consiste meramente na aprendizagem da escrita de letras, palavras e orações, nem tampouco envolver apenas uma relação da criança com a escrita. Implica, desde sua gênese, a “constituição do sentido”, uma forma de interação com o outro pelo trabalho da escrita, com a figura importante do interlocutor, o professor,possibilitando às crianças construir e perceber enquanto leitores e escritores de sua própria história e da história de sua realidade, de modo a expandir e ampliar cada vez mais suas habilidades.
Portanto, é urgente que o educador, especialmente das séries iniciais, reveja sua práxis, de forma a melhor proporcionar às crianças espaços de discussões, de elaboração de ideias próprias, que venham a favorecer efortalecer o processo de crescimento e apreensão da linguagem escrita na criança, aproveitando o saber pré-existente das mesmas tornando-se – sujeito que ensina e sujeito que aprende – parceiros de um processo social que levará ao crescimento de ambos, superando o saber mecânico repassado pela escola atualmente.
Este projeto justifica-se pela relevância do tema e pela necessidade de serabordado na área da alfabetização. O mesmo levanta debates sobre as formas mais contemporâneas de trabalhar a leitura e escrita em meio às realidades socioculturais, já que sofre interferência nesse contexto. A paixão pelos livros é despertada por meios estratégicos de incentivo à leitura, através de métodos que devem ser desenvolvidos com base na faixa etária de cada criança. Neste contexto, o papeldos pais e da escola é como em todas as outras áreas da vida, de suma importância para proporcionar o acesso à leitura.

PROBLEMA/QUESTÃO
Os meios de comunicação como a televisão, DVD, computador, internet tem trazido consigo ramificações, levando a dificuldades com relação ao senso crítico das crianças e modificando os padrões mesmo que os técnicos como os de escrita, redação e interpretação detexto. A raiz do problema na falta do hábito da leitura restringe o trabalhar do vocabulário, da imaginação e da sensibilidade. Ou seja, abrange uma área muito menor de conhecimento e aprendizado no que diz respeito às preferências. Com base nesses levantamentos surge uma questão a ser estudada ao longo do trabalho: Que métodos utilizar como forma de incentivo à descoberta da leitura? Visto que,a leitura é uma das formas mais relevantes de dar sentido, compreender, interpretar, relacionar e reter conhecimento.

OBJETIVO GERAL
- Analisar que estratégias os professores utilizam para provocar no aluno o interesse pela leitura, estabelecendo diversas possibilidades de incentivo, com fins de encaminhá-los a um melhor aproveitamento na escola, bem como na sua vida pessoal.

OBJETIVOS...
tracking img