A inportancia da internet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1172 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTANCIA DA INTERNET NO NOSSO DIA A DIA

As transformações tecnológicas a que temos assistido têm ocorrido a uma velocidade avassaladora: basta relembrar-nos que há cerca de 30 anos atrás poucos sabiam ligar um computador e o advento da internet parecia ainda uma miragem. As nossas relações eram mantidas face a face e a nossa vida era gerida num mundo ainda a três dimensões
A World WideWeb chegou e alterou por completo as nossas vidas: quem no futuro não estiver ligado a esta rede infinita, corre o risco de viver de costas voltadas para a sociedade.
As redes sociais foram uma novidade muito bem recebida por toda a sociedade em geral: pela primeira vez podemos contactar com alguém que se encontra distante sem vermos os seus olhos, a sua face; podemos também contactar com pessoasque nunca tínhamos visto antes.
O Facebook e o Twitter são no momento as redes sociais por excelência e desenganem-se os que pensam que só são utilizadas por puro lazer ou entretenimento.
Muitos dizem, e poderão ter toda a razão, que as novas tecnologias contribuem para uma maior exclusão social.
Mas agora pergunto: o modo como a sociedade de hoje em dia se encontra estruturada, não nosobrigará a ter uma vida virtual tão importante como a nossa vida real?
Seguem-se vários exemplos do nosso dia a dia: nos tempos que correm alguém que queira encontrar boas propostas de emprego já não utiliza os classificados do jornal mas recorre à internet; alguém que queira enviar o seu curriculum fá-lo por e-mail; há quem utilize o Facebook ou o Twitter por motivos profissionais, qualquer empresa quese preze tem obrigatoriamente de ter uma página online devidamente actualizada, se eu quiser saber as minhas notas no final de cada semestre tenho de recorrer à internet, quando preciso de me matricular tenho de o fazer via web.
A internet é um mundo gigantesco que permite quase tudo: efectuar compras, consultar a nossa conta bancária, preencher o formulário do IRS, etc, etc e etc…
Todas estaspequenas coisas obrigam a que cada um de nós esteja semanalmente um considerável número de horas em frente a um computador, por vezes não porque se quer mas porque se precisa.
Pelos mais variados motivos a verdade é esta: a informação transformou-se na maior aliada da web e a sociedade sem informação nada é.
Há relativamente pouco tempo o jornal The New York Times publicou um artigo que referiaque a maior parte dos norte americanos consultavam primeiro o seu e-mail, ou os seus perfis no facebook ou no twitter antes de tomarem o seu pequeno-almoço; nos casos mais extremos antes de se levantarem até. Porque é que tal acontece?
Não terá a internet ocupado um lugar preponderante na forma como gerimos a nossa vida.

De fato a Internet mudou e muito nos últimos 10 anos. Em 2000, o queencontrávamos na WEB eram sites “piscantes”, com muitos flash’s e a única forma de interação eram as salas de bate-papos na UOL, BOL, TERRA e ferramentas de mensagens instantâneas como o ICQ e o surgimento do Mensager, além da popularização de blog’s – especialmente diários on line.
Com o passar dos anos e com a popularização da banda larga, o que ocorrera com grande frequência no ano de 2003 a 2004,a Internet passou a ser mais utilizada nos lares brasileiros e o uso de ferramentas que vão além do E-mail passaram a serem mais vivas em nosso cotidiano. Surge então o que hoje conhecemos por “redes sociais” – O Facebook e o Orkut preconizaram esse movimento.
Com a popularização do recurso de banda larga e do distanciamento da internet discada dos lares brasileiros, o tempo que o internautadisponibilizara na internet mais que dobrou e com isso a popularização de publicidade e marketing digital, bem como especialistas na área de comunicação on line e internet surgiram.
Hoje, observamos uma real e significativa mudança de toda a população mundial com relação ao modo de pensar, agir e comprar, graças a Internet. Tudo diminuiu de tamanho e a distância definitivamente deixou de existir –...
tracking img