Cohab

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8884 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituição:
Universidade Estadual do Maranhão: UEMA
Centro de Estudos Superiores de Caxias: CESC
Departamento de História e Geografia: GHG
Curso: Licenciatura História



Projeto de Pesquisa






A HISTÓRIA DA COHAB EM CAXIAS NO MARANHÃO.


A ORIGEM DA HABITAÇÃO SOCIAL NO SÉCULO XX
(1980-1990)







Leonardo Sousa Pereira Rôxo


Projetoentregue a disciplina de metodologia cientifica ministrada pela professora Gabriela Melo.









CAXIAS/MA
JUNHO/2012
Instituição:
Universidade Estadual do Maranhão: UEMA
Centro de Estudos Superiores de Caxias: CESC
Departamento de História e Geografia: GHG
Curso: Licenciatura História











A HISTÓRIA DA COHABEM CAXIAS NO MARANHÃO.


A ORIGEM DA HABITAÇÃO SOCIAL NO SÉCULO XX
(1980-1990)
























CAXIAS/MA
JUNHO/2012

A História da Cohab em Caxias no Maranhão
Justifica-se que o governo brasileiro como de outros países tem se preocupado muito com a habitação, visto que uma administração bem estruturada promove melhor qualidade de vida para aspessoas.
No Brasil em que o índice de pobreza se resume em 29% da população do país, só os estados nordestinos tem mais de 50% de sua população abaixo da linha da pobreza.
Um meio “fácil e rápido” encontrado para esse problema foi à construção de conjuntos habitacionais, as COHABS foi uma válvula de escape para o desenvolvimento de lugares antes não habitados e para famíliaspobres que se encontravam em uma condição de moradia precária.
O Conjunto COHAB surgiu no século XX em Caxias, e foi inaugurado em duas etapas, sendo a primeira no final de 1982 e a segunda em 1984, até o atual ano de 2012 já se completou 30 anos desde à sua inauguração.
A área onde se localiza a COHAB hoje era antes uma area florestada, esse terreno aonde foi construído a COHABfoi uma doação da prefeitura que tinha no poder o prefeito Aluísio Lobo, mas as contruções só se iniciaram a partir da posse de seu vice-prefeito eleito numa pereira, as construtoras que iniciaram as obras foram as construtoras Trantlex, a construtora Bandeira e os serviços de infra-estrutura estabelecida pelo Elicon, e o ultimo serviço prestado foi o de pavimentação pela construtora Comterra,casas foram entregues em boas estruturas e se apresentavam como casas de 0, 1 e 2 quartos.
É importante falarmos sobre COHABS, pois foi através desses conjuntos habitacionais que moradores de baixa renda em toda sua toltalidade tiveram uma melhor qualidade de vida. A preocupação do governo vai muito além de retirar familias pobres de casas de alvenária, mas mostrar progresso através dessetrabalho.
Iremos conhecer como vivem os moradores das COHABS nos dias de hoje, seja a nível Brasil, Nordeste ou Maranhão.
A iniciativa do governo esta clara desde o surgimento das COHABS, seja a nível mundo ou bairro, se examinarmos o que esse empreendimento veremos que é uma oportunidade do governo mostrar trabalho.
No mundo inteiro o problema com a habitação évisível, visto que isso é uma necessidade humana assim como a saúde, a educação, a alimentação, e etc. O Brasil não é diferente da idéia da COHAB entre tanto outros conjuntos habitacionais modificou a vida do brasileiro que vivia submersa em um poço de vergonha transformando-o em andarilho ou obrigando-o a se submeter à vida no campo.
Os que sobreviviam a cidade não passava de meroscoadjuvantes “perdidos” em meio a grandes edifícios, arranha-céus.
A Ação Brasileira foi englobar em seus projetos as COHABS que não trouxeram tijolos e cimentos mas a esperança de uma vida melhor.
Foi preciso intervir nas regiões e invadir locais antes tão inóspitos, derrubando árvores e modificando a geografica do lugar. Esta claro que em nome do progresso do trabalho é preciso...
tracking img