Comportamento organizacional - resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1045 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão de Pessoas
Comportamento Organizacional

“... Existem empresas que focam resultados, outras que focam pessoas, e algumas que focam resultados através de pessoas! ...“
No momento em que decidimos alcançar resultados através das pessoas, temos que ter plena consciência que elas é que deverão fazer as coisas acontecerem, ou seja, atingir os resultados a serem alcançados. Essas pessoasque serão nosso principal recurso.
Para isso é necessário definir o tipo de indivíduo, de profissional que vai atender a essas expectativas.
A definição deste profissional começa no processo seletivo, pois uma vez que buscamos no mercado profissionais que tenham expectativas culturais, sintonia/aderência de valores e objetivos alinhados com a filosofia e a cultura da organização, fica maisfácil.
Por melhor líder que sejamos se não compusermos uma equipe de acordo com nossos objetivos dificilmente chegaremos a algum lugar. A boa liderança requer também boa equipe.
Mas para que nós gestores consigamos ter todo esse conhecimento sobre as pessoas que nos cercam, será necessário, também, que haja uma concordância, ou seja, um alinhamento meu, com a minha equipe e a empresa que atuamos.No momento em que eu estabeleço esse alinhamento entre o modelo de comportamento organizacional, estabelecido pela a organização e meus colaboradores, numa mesma filosofia, porém sempre respeitando as diferenças e individualidades de cada colaborador, a equipe passa a ter uma identidade cultural.
Não existem bons gestores que tirem “leite de pedra”, esse é um conceito no mínimo infantil. Um bomtrabalho requer instrumentos bons, matéria prima boa e certamente mão de obra, pessoas adequadas. Aliás, uma característica do empresário bem sucedido está na sua habilidade em escolher colaboradores, em identificar talentos que realmente agreguem valores, ideias, criatividade e principalmente capacidade de levar a cabo as tarefas, as missões e os desafios mais difíceis. Isso é que faz a diferença.Cerca de 85% dos problemas e das situações nas empresas são causados ou relacionados a pessoas.
Do mesmo modo, as pessoas são as principais responsáveis pelo sucesso de uma organização.
A questão que se coloca aqui é: Como conseguir isso?
A resposta, numa palavra: Talento.
Reconhecer que as pessoas são o instrumento através do qual as metas serão alcançadas, os objetivos serãocumpridos, trabalhar com base nessa premissa e em função dela aprender a utilizar os recursos e o conhecimento disponível para obter dessas pessoas o seu melhor, isso é demonstrar talento.
Para exercer esse talento o gestor precisa entender as pessoas, conhecer seus pontos fortes, suas motivações e saber usar esse conhecimento, também para melhor explorar as técnicas gerenciais.
“... a capacidade dogestor em escolher pessoas e em gerenciá-las de modo adequado é a chave para a obtenção dos melhores resultados...”
Alguns grandes empreendedores são experts em identificar e coordenar talentos, principalmente talentos gerenciais, talentos de liderança, de forma a que multipliquem fecundidade de ideias, de criatividade, de responsabilidade pessoal com o trabalho, com a empresa. Esse é um tópicointeressante. Existe uma linha, uma fronteira entre os empresários centralizadores, que constroem um empreendimento onde eles são a única cabeça pensante, e aqueles outros empresários que conseguem criar uma estrutura pensante abaixo deles, com pessoas que tomam decisões e veem o negócio como seu também.

Sejamos francos: para quem trabalhamos? Ou melhor, dizendo, por que trabalhamos? Podemostrabalhar por uma série de motivos, que vão desde a satisfação de necessidades elementares (comida e abrigo), até o exercício de vontades ou aspirações mais complexas, como por exemplo, a busca pelo poder, riquezas, a curiosidade científica, a caridade e o cuidado com o próximo, a fama, a auto-realização, o reconhecimento da comunidade, a realização dos filhos, do resto da família, etc, etc....
tracking img