A influencia da midia na sexualidade infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFIEO
PEGMA4



















LINGUAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: TEORIA E PRATICA

RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA TRABALHAR COM A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL





















Helen Correia
Lucineide Alves
Márcia Lopes
Sheila Silva
| |
| |


Osasco/2012
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFIEO
PEGMA4LINGUAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: TEORIA E PRATICA

RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA TRABALHAR COM A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Escala Cuisenaire

















Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Trabalho de Linguagem Matemática na Educação Infantil: Teoria e Prática, do curso dePedagogia, turno Matutino, da Universidade UNIFIEO, ministrado pela professora Pola Hasmann Paparelli.


Osasco/2012

Sumário


INTRODUÇÃO 4

RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA TRABALHAR COM A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 5

O desenvolvimento do aprendizado com os jogos 6

Material Concreto 6

ESCALA CUISENAIRE 7

Objetivo 8

Importância 8

Origem 8

PRÁTICAS DE ENSINOCOM A ESCALA CUISENAIRE: 9

ATIVIDADES PROPOSTAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL (4 a 6 anos) 11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 13




























INTRODUÇÃO



O material didático na Educação Infantil tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento das crianças e despertar o entusiasmo em aprender. A qualidade e o nível do conteúdo desenvolvidoproporcionam à escola segurança para tornar os primeiros passos infantis mais prazerosos. Afinal, nesta fase aprender é brincar, é criar, é puro prazer.

O material didático tem uma grande importância no trabalho com a educação infantil levando em consideração a fase pré-operatória que segundo Piaget, a criança atravessa.

O professor deve preparar seu material de maneira a proporcionar àcriança oportunidades de "pegar", "manipular", "sentir", sendo criativo, pois a partir da realidade de sua classe, poderá "inventar" recursos que atenderão às necessidades de seus alunos.




































RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA TRABALHAR COM A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógicoindependente da criatividade e a capacidade de resolver problemas. Sendo assim, este ensino requer superação de alguns obstáculos que comumente estão relacionados a palavra matemática.


Conscientes da necessidade de alcançar resultados satisfatórios, educadores buscam cada vez mais, instrumentos que sirvam de recursos pedagógicos para melhorar o processo ensino-aprendizagem.Ensinar matemática não é fácil e aprendê-la muito menos, por isso surge a necessidade de usar instrumentos como mediador entre o professor, aluno e conhecimento. Esses devem ser planejados e bem aplicados, sendo um recurso pedagógico eficaz para a construção do conhecimento matemático.


Utilizar a ludicidade para ensinar matemática é uma maneira inteligente para a superação de taisobstáculos. O ensino da matemática através dos jogos, por exemplo, eleva o jogo como instrumento que transforma a Matemática considerada “bicho-de-sete-cabeças”, em uma fonte inesgotável de satisfação, motivação e interação social, transformando a sala de aula num ambiente gerador de conhecimentos e facilitador do processo ensino-aprendizagem.



O desenvolvimento do aprendizado com os jogosA utilização de jogos para a transmissão do conhecimento matemático contribui não apenas para a adição de conteúdo por parte do aluno. Eles propiciam a evolução do pensamento do aluno, onde ele desenvolve suas ideias traça estratégias para solucionar problemas e arriscar, tentar, ser mais agressivo sem se preocupar em achar um fórmula exata, uma resposta a pronta entrega.

Conforme os...
tracking img