Travakho

711 palavras 3 páginas
Tema Simulado ENEM 5 e 6/10
A erotização da infância

A Barbie moderna
O adjetivo erótico tem seu significado relacionado ao amor. A inspiração no amor, na contemporaneidade, afasta-se progressivamente de sua semântica inicial e torna-se um problema quando, em seu novo sentido, está relacionado à infância. A erotização da criança trabalha, nos dias de hoje, com a inclusão precoce do jovem ao mundo sexual e desenvolve problemas que são enfatizados como pensamentos modernos, como o consumismo, e agravado pela falta de abordagem do assunto na educação. Esse tipo de atitude se mostra prejudicial ao passo que envolve uma antecipação de instintos humanos agravada pela falta de preparação para esse momento.
As falhas na educação constituem um dos fatores que reforça o problema da erotização da infância. A falta de tempo dos pais e os déficits em relação à abordagem da sexualidade nas escolas fazem com que o esclarecimento sobre as etapas de desenvolvimento infantil na contemporaneidade ainda seja um assunto obscuro. Em uma fase de formação de valores, um contexto estimulante sem as informações necessárias para o esclarecimento torna a influência dos padrões impostos pela mídia ainda mais enfáticos. A polêmica em torno do assunto afasta o diálogo aberto e esclarecedor - tanto por parte da escola quanto por parte da família. Sem um direcionamento do assunto, o exemplo da criança torna-se aquele mais próximo. O problema é formado quando o elemento mais próximo é uma mídia que mostra à criança um padrão de beleza que envolve a sexualidade de maneira imprópria e irrestrita.
Além disso, a influência da mídia na antecipação da sexualidade infantil se dá ao passo que o amadurecimento é estimulado por seus produtos e serviços. Uma criança que brinca de boneca já é incitada a instintos maternais e é ainda mais estimulada quando sua boneca segue um modelo de beleza que também é idealizado. A própria boneca Barbie pode ser questionada por suas

Relacionados

  • Travakho
    4231 palavras | 17 páginas