Diversos rostos da infancia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2674 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O artigo aborda o tema sexualidade com foco na infância buscando bases teóricas para a compreensão das implicações éticas da cultura do consumo e da mídia na constituição subjetiva da infância. Usando como base a análise do filme “Pequena Miss Sunshine” e pesquisas feitas por Philippe Ariès, é dada ênfase à análise do olhar e do corpo ao infantil, na figura da personagem Olive, demodo a pensar a gestualidade própria da criança, falar sobre a participação das crianças na sociedade, e da interferência da mídia na formação desta criança e como se dá a participação da família na formação das crianças ao longo dos tempos sob o contexto histórico e cultural.



A construção histórico-filosófica do conceito infância
Historicamente a concepção de Educação tem não somente setransformado mas também ser enriquecido ao longo dos séculos. A visível importância dada a cada dia, principalmente em relação à Educação Infantil, nos faz perceber a necessidade de nos adequarmos constantemente a este ensino. As aceleradas mudanças do mundo moderno, os novos problemas apresentados pelas crianças, as novas concepções de família, enfim, tudo contribui para esta nova visão.
Ao longoda História e a partir das realidades cotidianas novas teorias, estudos e visões foram sendo conceituadas e conquistando adeptos em diferentes níveis. Novas tecnologias permitiram também que isso tudo fosse facilmente compartilhado. Livros, artigos, filmes e muitas outras formas de manifestações voltadas para o estudo da Educação Infantil e seus aspectos constitutivos puderam ser vistos ediscutidos mundialmente, ampliando assim as possibilidades e definindo as concepções consideradas mais adequadas ao ensino. O mais importante foi que a troca de informações abriu caminho para tentativas de melhorar a cada dia o desenvolvimento humano que se apresenta cada vez mais conturbado, com fatos hediondos envolvendo crianças e jovens que não tiveram uma infância digna, dominados pela ignorância depais e mestres.
Seguindo a linha de que a Educação adequada é o caminho para uma humanidade saudável não podemos deixar de abordar o tema da sexualidade, buscando bases teóricas para a compreensão das implicações éticas, culturais e sobre tudo do consumo e da mídia na constituição subjetiva da infância, utilizando filmes e textos abordamos a infância analisando o corpo infantil, de modo a pensara gestualidade própria da criança, o papel e a participação da criança na sociedade, as práticas sociais relacionadas a institucionalização da infância e a separação entre crianças e adultos partindo da construção social do conceito de infância.
Analisando o filme “Pequena Miss Sunshine” temos a imagem da personagem Olive
Que nos leva a perceber como a construção da infância acontece demaneiras diferentes dentro da historia, atualmente há nas sociedades contemporâneas uma preocupação com a imagem e a estética verdadeiramente cultuam os corpos e acabam por padronizar um determinado modelo estético e comportamental. Olhando para Olive de maneira estética exterior, a vermos inserida num cenário onde os padrões de beleza impostos socialmente estão em desencontro com a imagem de uma menina“gordinha” debaixo das lentes grossas de seus óculos.
O filme “Pequena Miss Sunshine”, produzido pelos estúdios FOX no ano de 2006, aborda temas como padrões de beleza e de comportamento e também conflitos familiares. São temas recorrentes no cotidiano familiar e escolar.
O filme tem como protagonista a desajeitada menina Olive, que sonha em ganhar o concurso de Miss Sunshine. Contudo, ela éconsiderada feia, desajeitada e acima do peso, ou seja, fora dos padrões de beleza estipulados pela sociedade contemporânea.
Para possibilitar a participação de Olive no concurso na Califórnia, a família decide levá-la em uma viagem de três dias em uma Kombi. Cada um dos seis membros da família tem sonhos e esperanças que, no decorrer desses dias, foram frustrados. Os integrantes da família têm...
tracking img