Diversos rosto da infancia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância

Diversos Rostos da Infância

Diana Pereira Barbosa RA 2306300470
Josilene Guedes dos Santos RA2322393078
Roseli Alves Moreira RA 3357574155
Samantha de Oliveira Brito RA 2337352178
Tatiana Andrea Siqueira RA 2337447673

Pedagogia / Sertãozinho 2011
Introdução

Neste artigo falaremos dos diversos rostosda infância, sua concepção, socialização e sua educação. Cada uma das sociedades tem diversas formas e processos para incluir as crianças na educação e na sociedade, desde os tempos mais antigos até os dias de hoje cada grupo busca a inclusão da criança nas escolas tentando aumentar o nível de escolaridade procurando novas escolas que prepare não só com conteúdo, mas também com a humanização do serhumano, através da protagonização infantil e diminuindo a mão-de-obra infantil no Brasil.

Palavras-Chave: Infância; trabalho; educação.

A construção histórico-filosófica do conceito de infância
A realidade das crianças da roça que necessitam trabalhar para ajudar seus pais assume o compromisso e a responsabilidade financeira desde pequenos. Essas crianças perdem o direito dainfância para o trabalho desconhecendo uma brincadeira de roda, bonecas e carrinhos. Muitas vezes essas crianças são cuidadas pelas avós e a elas eram atribuídas a função de ajudar a cuidar dos irmão menores. Sem distinção de meninos e meninas aos sete anos eram obrigados a freqüentar a escola que exigia que os alunos tivessem sempre as tarefas em dia e depois ir trabalhar na lavoura. Diante destascondições as crianças eram dividas entre o trabalho e o estudo até completarem doze anos que a partir de então passariam a assumir um nível elevado de compromissos com suas famílias.
A busca da população rural pela cidadania vem através da reforma agrária com mudanças marcantes e significativas para melhorar suas condições de vida para as crianças do colonato que passaram a ver significados nainfância, pelo meio escolar. A criança cresce dentro de casa sendo identificada como alguém que tem vontade própria e necessidades especifica diferente das necessidades de um adulto.
No sudeste do Pará existe um subgrupo kayapó chamado Xikrin, segundo um estudo realizado por Clarice Cohn (mestre em antropologia da USP), para eles as crianças devem ser vistas e entendidas em sua especificidadee não como adultos em miniaturas, neste caso o rosto da infância deve ser preservado de acordo com sua cultura.
Reconhecendo a criança como um agente que constrói suas relações e atribui sentidos, a antropologia revê a análise do processo de socialização deixando de pensar a criança contendo valores e comportamentos que se constroem a uma pessoa plena rumo a um produto social já conhecidade antemão ou como rara reprodutora de um mundo adulto, mas sim como ator social ativo e produtor de cultura.
Os Xikrin conservam a infância e seu desenvolvimento físico e intelectual contando com a participação dessas crianças na vida cotidiana e nos rituais. Eles concebem a atuação das crianças na construção de suas relações e significados para o que vive.
A pintura corporal éapresentada para as crianças como “pele social” trazendo não-socializado a sociedade dando lhes assim uma forma social. Na vida social a criança é diferenciada dos adultos, pouco lhe é proibido, elas andam livremente entre as aldeias, não lhe cabe responsabilidade e decisão, não andam sozinhas e assim não são vistas como pequenos adultos.
Sua rotina é diferenciada em grupos formados porcritérios de gênero, os meninos tem mais liberdade e as meninas tem que ficar por perto de casa para ajudarem as mais velhas, como por exemplo, a olharem os irmãos menores, mesmo assim elas realizam suas brincadeiras.
As crianças participam de rituais de modo diferenciado por idade e gênero, as habilidades das crianças são todas encorajadas e fonte de orgulho, as mulheres colocam os...
tracking img