051956421309

2361 palavras 10 páginas
TEMA: Uma análise crítica do filme “Shrek”
INTRODUÇÃO
Estamos inseridos em um contexto globalizado, o que antes era transmitido pela família, religião e escola, hoje é transmitido pela cultura midiática, a qual nada mais é do que um recurso de marketing, que influencia o indivíduo a consumir um determinado padrão de comportamento e pensamento, para que este seja aceito automaticamente pela sociedade.
Muito se tem levantado hoje com relação a práticas e comportamentos que são massivamente dispensados através da mídia televisiva. As crianças por sua vez, são o principal alvo dessa cultura. A necessidade de tal análise se dá ao fato de que a mídia tem assumido o papel de educadora, ou uma “máquina de ensinar” segundo Giroux(GIROUX,1995).Isto fica demonstrada através do papel que ela, a mídia, de forma crescente está assumindo, seja por programas infantis, novelas, filmes e dentre essas imagens está o grande apelo ao consumo para nossas crianças que ainda não tem um desenvolvimento de maturidade suficiente para discriminar o que é realidade de ficção ou não possuem uma condição de escolher, mas de imitar o que lhes é apresentado.
Não é preciso muita imaginação para se perceber que essa colonização do simbólico pela propaganda vai influenciar a formação cultural e espiritual das crianças...No vácuo axiológico que ela ajudou a criar, a propaganda tenta estabelecer seus próprios valores ritos e crenças...declara serem as marcas uma religião, talvez a única religião universal dos nossos dias (MOREIRA, 2003, P.1219)

A mídia acaba produzindo e reproduzindo diversos conceitos, o qual valoriza um determinado tipo de comportamento. Diante disso, a concepção de gênero, sexualidade, raça, etnia, entre outros, são formas de consumo, a qual a hegemonia é o modelo referencial. Assim são construídos estereótipos, modelos ou padrão a serem seguidos, aqueles que se enquadram são aceitos pelo grupo, caso contrário são menosprezados. A cultura de massa quer que todos se enquadrem

Relacionados