A importancia dos processos endotermicos e exotermicos na indústria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTANCIA DOS PROCESSOS ENDOTERMICOS E EXOTERMICOS NA INDÚSTRIA

SUMARIO
Introdução......................................................................................................................04
Processos Endotérmicos e Exotérmicos.............................................05
A importância dos Processos na Indústria........................................................06Conclusão...................................................................................................................09
Referencias Bibliograficas.......................................................................................10

Introdução
Este trabalho tem o intuito de apresentar as causas de porque os processos endotérmicos e exotérmicos são de extrema importância na área daindústria, esclarecendo em tópicos bem elaborados suas duvidas sobre o assunto tratado, e dando por meio de anexos (imagens), uma melhor visualização do mesmo.


Processos Endotérmicos e Exotérmicos

Para entendermos melhor a importância desses processos, vejamos primeiro o que são esses processos.

São reações químicas ou as mudanças de estado físico que liberam calor são processos chamados deexotérmicos. E os que ocorrem com absorção de calor são endotérmicos.

Várias reações no nosso cotidiano ocorrem
com perda e ganho de energia na forma de
calor, pois a formação e a ruptura das
Os processos exotérmicos e endotérmicos envolvem, respectivamente, perda e ganho de calor.
ligações envolvem interação da energia com
a matéria. Além de reações, isso também
ocorre nasmudanças de estado físico.
Por exemplo, uma reação comum de combustão é a queima da madeira. Sabe-se que esse processo ocorre com liberação de energia na forma de calor e também de luz. Assim, essa reação é denominada exotérmica (o prefixo “exo” significa “para fora”), pois há liberação de calor.
Um processo exotérmico que não é uma reação, mas sim uma mudança de estado de agregação, é a formação daneve. A água líquida se solidifica, formando a neve, quando ocorre a liberação de calor. Libera-se nesse processo, mais especificamente, 7,3 kJ de calor.
Nesses processos exotérmicos, a variação da entalpia (ΔH), ou seja, a quantidade de calor liberada será sempre negativa (?H< 0), porque a variação da entalpia é medida diminuindo-se a entalpia dos produtos pela entalpia dos reagentes (ΔH =Hprodutos – Hreagentes ou ΔH = Hfinal – Hinicial). Como houve liberação de energia, a entalpia dos produtos será menor e, portanto, a variação da entalpia será negativa.
Outros exemplos de reações e fenômenos exotérmicos estão listados abaixo:
1. Queima de velas;
2. Combustão de álcool ou derivados de petróleo, como gasolina ou óleo diesel;
3. Queima do propano;
4. 05
Liquefação oucondensação da água
No entanto, as reações ou mudanças de estado físico que absorvem calor são denominadas processos endotérmicos.
Um exemplo de reação endotérmica (o prefixo “endo” significa “para dentro”) é o cozimento de alimentos, no qual é necessário o fornecimento de energia. Já uma transformação de estado físico é a evaporação da água líquida, que, para ocorrer, precisa absorver 44 kJ.Nesse caso, como a entalpia dos produtos ou do estado final aumenta (pois se absorve energia), a variação da entalpia será sempre positiva (ΔH > 0).
Observe outros exemplos de processos endotérmicos abaixo:
1. Ebulição da água (água fervendo);
2. Fusão da água (gelo derretendo);
3. Fotossíntese;
4. Bolsa de gelo instantâneo.
De uma forma que todos possam entender, Resumindo:Nos processos exotérmicos, o sistema perde calor e o ambiente é aquecido. Já nos processos endotérmicos, o sistema ganha calor e o ambiente se resfria.
Importância dos Processos na Indústria
O processamento químico pode ser definido como o processamento industrial de matérias-primas químicas, que leva à obtenção de produtos com valor industrial realçado. Em todas as operações químicas, estão...
tracking img