Pensamento complexo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SOBRE O PENSAMENTO COMPLEXO, ALGO PARA FAZER O TRABALHO DE EPISTEMOLOGIA.

Compreender e visualizar o mundo numa perspectiva maior, macro, como um todo, de forma integral, de forma global, de modoecológico, holístico, indissociável, multidisciplinar e sistêmico são as principais características do pensamento complexo, também conhecido como complexidade.
Segundo Crema (1988) a complexidadepode ser definido e entendido como umaescola filosófica que vê o mundo como um todo, integral, indissociável e propõe uma abordagem multidisciplinar para a construção do conhecimento. Diferentemente doreducionismo. Contrapõe-se à causalidade por abordar os fenômenos como totalidade orgânica. A proposta da complexidade é a abordagem transdisciplinar dos fenômenos, a multidiciplinaridade dos objetos,e a mudança de paradigma, abandonando o reducionismo que tem pautado a investigação científica em todos os campos, e dando lugar à criatividade, a produção do conhecimento, a reflexão, ao lúdico,entre outros fatores que levem o ser humano a atingir a sua emancipação cultura.
Segundo Capra (1996) o pensamento fragmentado não é capaz de tratar e resolver a interconexão dos problemas globais, tantonos níveis maiores da sociedade como no nível do indivíduo, da particularidade. É necessário então uma nova forma de pensar e visualizar o mundo, que elimine a chamada "crise de percepção" que é araiz mais profunda dos sintomas das crises que nos cercam. A superação desta crise só será possível se houver uma ruptura na educação, rompendo com a idéia de reprodução do conhecimento e aderindo aproposta de produção do conhecimento de modo coletivo.
A interdisciplinaridade é uma das características do pensamento, pois ele necessita pensar, dialogar, refletir e se comunicar com as mais diversasáreas do conhecimento. Mas infelizmente as ciências são por demais cartesianas, especificas, fragmentadas, não tendo abertura ao dialogo com as outras ciências, filosofia, teologia e outras....
tracking img