A importancia do computador no ensino-aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1819 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTANCIA DO COMPUTADOR NO ENSINO-APRENDIZAGEM
Katiely Rohden da Silva[1]
Roberto Rohden Filho[2]

Resumo
ESTE ARTIGO TRAZ UMA ABORDAGEM SOBRE AS INFORMAÇÕES DOS MEIOS DE COMUNICAÇÕES NA VIDA DAS PESSOAS RESSALTANDO A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DAS TRANSFORMAÇÕES NA SOCIEDADE E AS MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO, DECORRENTE DAS NOVAS TECNOLOGIAS E DOS MEIOS ELETRÔNICOS. A PROPOSTA DESTE ARTIGO ÉESCLARECER COMO A EDUCAÇÃO TEM POSSIBILIDADE DE UTILIZAR AS TECNOLOGIAS NA ESCOLA, COMO FONTE DE APRENDIZAGEM. O ARTIGO APRESENTA ELEMENTOS PARA A DISCUSSÃO TEÓRICA SOBRE A COGNIÇÃO HUMANA E AS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO.

palavras-chave: Projetos. Tecnologias. Educação. Inclusão.



1 INTRODUÇÃO

Ao pensarmos na educação, é importante verificarmos que as formas de organizaçãosocial e econômica de cada momento histórico influenciam a organização da educação e o perfil do trabalhador para o mercado de trabalho. Levando-se em consideração que o mercado atual está mais seletivo, não oferecendo emprego para todos, vemos a necessidade de repensarmos a educação frente às exigências do mundo do trabalho dos nossos dias.
Problematizar toda a informação e formação veiculadapela mídia, pois cabe ainda a escola o papel de desenvolver a atitude critica de nossas crianças. É importante que nossas crianças aprendam a selecionar as informações apropriadas, que aprendam a verificar e a identificar sua proveniência.
Outro papel, ainda a destacar, é o de ferramenta que propicia a comunicação entre interlocutores, possibilitando a troca de experiências e construçãocoletiva de soluções.






2 A AMPLIAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Varias expressões são normalmente empregadas para se referir ao uso da tecnologia, no sentido visto na educação. A expressão mais neutra, “Tecnologia na Educação”, parece preferível visto que permite fazer referência à categoria geral que inclui o uso de toda e qualquer forma de tecnologia relevante àeducação (“hard ou soft, incluindo a fala humana, a escrita, a imprensa, currículos e programas, giz e quadro-negro, e mais recentemente, a fotografia, o cinema, o radio, a televisão, o vídeo e naturalmente, computadores e Internet).
Não há porque negar, entretanto, que, hoje em dia, quando a expressão tecnologia na educação é empregada, dificilmente se pensa em giz e quadro-negro ou mesmo em livrose revistas. Normalmente quando se usa a expressão, a atenção se concentra na tv, vídeo e no computador, que se tornou o ponto de convergência de todas as tecnologias.
Colocam tecnologias nas escolas, mas, muitas vezes para continuar fazendo o de sempre. Onde o professor é o detentor do saber e o aluno é um ser passivo, apenas um ouvinte. As tecnologias servem basicamente para ilustrar ourepassar o conteúdo programado pelo professor. Nesse contexto podem atribuir as tecnologias caráter utilitarista, uma vez que as entendem como instrumento dentro de uma proposta pedagógica previamente estruturada que vê as tecnologias comunicacionais como poderosas ferramentas com um fim em si mesmas e não com potencial para ajudar o aluno a avançar no seu processo de aprendizagem.
Destaforma percebe-se que os alunos não agüentam mais as aulas, reclamam do tédio de ficar ouvindo o professor falando por horas, da distancia entre os conteúdos e os fatos da vida.
Nos contextos sociais, culturais, econômicos e tecnológicos atualmente, aprender passou a ser um processo compreendido, também, como desenvolvimento da habilidade de trabalhos em grupos, ocorrendo desta forma aaprendizagem colaborativa.
Neste tipo de aprendizagem as tecnologias são ferramenta para a execução de um processo educacional maior, não sendo consideradas com fim em si mesma. As materializam uma rede complexa de fatores culturais, sociais e técnicos, trazem novos desafios para as salas de aula, tanto tecnológicos quanto pedagógicos, sendo elas mesmas fontes de aprendizagem e não meros...
tracking img