A importancia do brincar na terceira infancia.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3467 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO.

A noção do brincar e as ações lúdicas existentes no comportamento infantil permeiam o comportamento humano desde seus primórdios de existência, é uma condição que acompanha a nós e nos caracteriza e singularizar através da cultura nosso comportamento e costume. A mesma traz facetos que estão inseridas dentro do contexto social e as transmitem fazendo a brincadeira percola dentrode gerações e gerações traduzindo a sua realidade sócia pré-existente.
Durante a historia da humanidade as crianças nem sempre foram consideradas nas sociedades e nem foram representadas na arte, porque não conseguiam sobreviver. Eram muito grandes os índices de mortalidade infantil, dada a falta de higiene e de alimentação. Como muito bem colocou Áries (1981) faziam-se muitos filhos para quepoucos sobrevivessem.
Entre os povos primitivos, cuja principal característica era o nomadismo, as famílias evitavam ter mais do que quatro filhos, dada a dificuldade que se tinha em carregá-los e alimentá-los por ocasião dos deslocamentos.
Apesar da dificuldade em conhecer as diferentes infâncias e como viviam as crianças nos distintos povos, o pouco que se sabe sobre elas deve-se aos objetos queutilizavam e às atividades que mais praticaram em suas vidas, ou seja, seus brinquedos e suas brincadeiras.
Deve-se ressaltar, porém, que grande parte das brincadeiras teve origem nos costumes populares cujas práticas eram mais realizadas pelos adultos do que pelas próprias crianças, mostrando assim o desconhecimento da infância.
Mas é importante salientar, que as brincadeiras infantis queainda persistem em todo o mundo são quase sempre jogos muito simples e divertidos. Não demandam objetos, desenvolvem muitas habilidades e, historicamente, se originaram de práticas culturais e religiosas realizadas pelos adultos ao longo dos tempos.
Tendo em vista essa compreensão fez necessário entender como a brincadeira é importante no contexto infantil (principalmente na terceira infância) ecomo a mesma auxiliar no desenvolvimento das ações e na estruturação do sujeito.

OBJETIVO.

Identificar e descrever sucintamente as características existentes no comportamento do sujeito nesta fase de desenvolvimento humano denominado terceira infância.
Compreender o brincar e sua importância na estruturação do comportamento do sujeito que se encontra na terceira infância, identificar quais asrepercussões que a atividade causa na maturação biológica, cognitiva e social do mesmo. Visa descrever também e identificar na pesquisa bibliográfica (quatro artigos) realizada acerca do tema mirando descrever as nuances existente no processo de desenvolvimento (como enfoque a observação do comportamento do brincar e suas repercussões) infantil nessa fase da terceira infância.

DESENVOLVIMENTO.TERCEIRA INFÂNCIA.

É o terceiro período de vida do indivíduo, na idade de aproximadamente 6 a 12 anos, no qual, , quando ele estiver com 12 anos, começa a migrar para outro ciclo de sua vida. Neste período, as crianças crescem e precisam se alimentar bem necessitam de cuidados especiais esta é uma fase escolar e sociável, a pessoa começa a interagir em seu meio e adquirir novas descobertase novos conhecimentos.
O desenvolvimento físico neste período é mais lento que nos períodos anteriores, no qual o desenvolvimento motor permite uma amplitude nas atividades desenvolvidas pelas crianças.
As diferenças das habilidades entre meninos e meninas aumentam à medida que chegam perto da puberdade. A memória é aperfeiçoada na terceira infância. A compreensão das crianças de síntese setorna mais complexas. O auto conceito a noção de realidade são bem desenvolvidos neste período de vida. A criança necessita de uma família afetuosa e muito bem estruturada.
Nessa idade a criança aprende em grupos de amigos e se caso a mesma sofrer algum tipo de rejeição, ela poderá ter problemas na escola. As crianças necessitam cerca de 2.400 calorias diárias, menos para as mais novas e mais...
tracking img