resenhaprontaf

899 palavras 4 páginas
Resenha: A importância do brincar no contexto da educação infantil: creche e pré-escola

Fisma, Psicologia, Santa Maria, Brasil.

O presente artigo, organizado por Hélita Carla Teixeira, trata de um dos temas mais relevantes da Educação Infantil – a brincadeira como proposta pedagógica. Com o objetivo de demonstrar que as brincadeiras são atividades de estimulação capazes de contribuir para o desenvolvimento cognitivo, físico, social e emocional da criança em idade pré-escolar, foi realizada pesquisa nos livros e artigos científicos referências de diversos autores que trazem discussões teóricas sobre o tema. O determinado artigo apresenta a importância do brincar para o desenvolvimento integral da criança, destaca-se então que ela está em uma constante fase de crescimento, agindo, interagindo e transformando o mundo. O artigo está estruturado em quatro tópicos: a primeira se refere ao Conceito de Criança e Infância, a segunda: Educação infantil: Creche e pré - escola, terceira: O brincar e a quarta: O papel do professor da educação infantil como guardião do brincar.
O primeiro tópico destaca-se o conceito de criança e infância, que com o passar dos séculos a criança assume papéis diferentes devido à época e a sociedade que a insere sendo hoje a criança um ser totalmente único e singular no centro da família. Tais reflexões favorecem a ideia de que durante a infância que ocorrem interações entre o mundo e o meio em que a criança vive, assim ocorrendo uma aprendizagem significativa. A infância conhecida como a etapa das brincadeiras, do lúdico, logo se pensa no brincar, é nessa etapa que a criança aprende brincando.
A segunda categoria temática reflete a educação infantil: creche e pré-escola embasam reflexões sobre a importância da educação infantil. Podemos dizer que a educação infantil é importante, pois cria condições para que as crianças possam conhecer e descobrir novos valores, costumes e sentimentos, através das interações sociais, e nos processos de

Relacionados