A importancia da literatura infantil na formação da criança

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1869 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


















































































apresentação

O presente relato de prática pedagógica aborda uma atividade de contação de história, que realizei com crianças de 04 anos de uma escola maternal da rede particular de ensino na cidade de Brasília de Minas– Minas Gerais.
O livro escolhido para contar a história foi “O Patinho Feio”, de Hans Christian Andersen. É um conto muito conhecido e expressa emoções de solidão e rejeição. De todos os filhotes da família de patos, somente o mais jovem parece estranho, deslocado e diferente. Antes de o patinho feio nascer, a mãe pata estranha o tamanho do ovo. Não se parece com os outros do ninho edemora mais para chocar. Finalmente, o patinho feio consegue se livrar da casca e ficar exposto perante os demais. Ele parece estranho. Os outros nunca tinham visto um patinho semelhante e o rejeitam. A partir daí, o pobre patinho é obrigado a se refugiar no meio do ninho e daqueles que ele pensava ser a sua família. Com o passar do tempo, o patinho acaba percebendo que, durante esses longosmeses, ele mudou. Ao invés de se manter afastado de umas belas aves que viu, pode agora unir-se a elas. 
Esse livro foi escolhido porque aborda temas de solidão, de rejeição, de diferenças. Através da história podemos despertar nas crianças a importância de tratarmos todos com respeito, indiferente da aparência das pessoas, a necessidade de aceitação das diferenças. E que a convivência com o outropor mais que ele seja diferente, não nos faz melhor ou pior que ninguém, e não devemos desprezar o outro seja por sua aparência, dificuldades ou posição social ou econômica.
Este relato tem por finalidade oportunizar aos leitores o reconhecimento da contação de histórias como um instrumento de ensino que pode desencadear na criança o gosto pela leitura e contribuir para sua formaçãocognitiva, afetiva, social e cultural, fazendo com que se torne um sujeito crítico e atuante na sociedade, com capacidade de transformá-la em um lugar melhor de viver.









RELATO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA


Muito se fala sobre a importância da Literatura Infantil na formação das crianças. ABRAMOVICH ressalta,
"(…) Ah, como é importante para aformação de qualquer criança ouvir muitas, muitas histórias... escutá-las é o início da aprendizagem para ser leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo...". (1997, p,16).
Podemos assim, começar a compreender a importância da Literatura Infantil no desenvolvimento cognitivo das crianças. Ser leitor é o meio para conhecer osdiferentes tipos de textos, de vocabulários. É uma forma de ampliar o universo lingüístico. Para o "contador" de histórias, cabe o prazer de interagir com a leitura ao mesmo tempo em que oportuniza este prazer para os seus ouvintes, como reafirma AROEIRA "(…) Contar histórias é uma experiência de grande significado para quem conta e para quem ouve" (1996, p, 141).
Para BETTELHEIN,"(…) O conto de fadas é a cartilha onde a criança aprende a ler sua mente na linguagem das imagens, a única linguagem que permite a compreensão antes de conseguirmos a maturidade intelectual" (1990, p.197). Assim, cada criança, particularmente, procurará no conto de fadas, um significado diferente de acordo com as suas necessidades e interesses em cada fase de sua vida. Os contos de fadas falam: demedos, de amor, da dificuldade de ser criança, de carências, de novas descobertas, de perdas e de buscas.
De acordo com alguns autores, enquanto ouve a história, a criança se projeta momentaneamente nos personagens e penetra no mundo da fantasia, vivenciando um contato mais estreito com seus sentimentos e elaborando seus conflitos e emoções. Desta maneira, ela cresce e se...
tracking img