A importancia da literatura infantil nas series iniciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2639 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A importância da Literatura Infantil nas séries iniciais

Marilene Fernandes de Lima
Mara Silva

RESUMO

Este artigo tem por objetivo evidenciar a importância dacontribuição da Literatura Infantil para o desenvolvimento da leitura nas séries iniciais, Tomando como base à compreensão e a construção do conhecimento infantil. A Literatura Infantil tem principal importância na formação do individuo e no desenvolvimento da aprendizagem durante a infância. Caracteriza-se pelo marco inicial de uma cultura e, por isso, é fundamental fazer parte da prática pedagógica doprofessor nas séries iniciais, se transformando como uma ferramenta fundamental na constituição do leitor.

PALAVRA CHAVE: Literatura Infantil, Series Iniciais



























INTRODUÇÃO

A literatura infantil surgiu a partir do século XVII, quando da reorganização do ensino e da fundação do sistema educacional burguês. A partir daí, foramcriados e preparados livros especialmente para crianças, com intuito pedagógico, utilizados como instrumento de apoio ao ensino, cuja preparação levou em consideração os valores e as crenças da época, com o objetivo de estabelecer padrões comportamentais exigidos pela sociedade burguesa que se estabelecia (CORREIA E OLIVEIRA, 2005; AZEVEDO, 2005). Porém, aproximar a leitura das crianças em fase dealfabetização, não pressupõe, necessariamente, um problema de decodificação, mas sim, pressupõe antes aproximá-las de algo que elas, na sua maioria, já conhecem que lhes proporciona em geral experiências divertidas e gratificantes e que fazem parte de sua vida.
A Literatura Infantil nas séries iniciais facilita o desenvolvimento da inteligência, interação, se transformando como fonte de prazer,desempenha melhor o papel de transcendência literária, logo a mesma facilita levar a criança a mergulhar dentro de si, e trazer para fora todo o desejo de aprendizagem latente. A Educação Infantil é o período preparatório para a alfabetização porque a partir daí a criança tem o poder de desenvolver suas habilidades e capacidades em relação ao aprendizado. A criança precisa de ser despertada parao interesse da leitura perdendo a idéia de que esta por sua vez seja uma obrigação escolar, assim a Literatura Infantil possibilita uma nova concepção de aprendizado podendo revelar um prazer singular; pois os primeiros contatos propiciam à criança a descoberta do trabalho, motivam-na para a concretização do ato de ler.
A literatura para crianças e jovens vem se tornando um novo campo deestudos para todos aqueles que se preocupam com as atuais questões da sociedade, suas formas de transmissão e, dessa maneira, procuram entender o caminhar do fazer humano em épocas diversas. O importante para os estudiosos da área e vê-la nas pautas de discussões científicas de várias áreas e não apenas como propriedade de apenas uma.
A literatura infantil, portanto, não pode ser utilizadaapenas como um "pretexto" para o ensino da leitura e para o incentivo à formação do hábito de ler. Para que a obra literária seja utilizada como um objeto mediador de conhecimento, ela necessita estabelecer relações entre teoria e prática, possibilitando ao professor atingir determinadas finalidades educativas. Para tanto, uma metodologia baseada em um ensino por projetos é uma das possibilidadesque tem evidenciado bons resultados no ensino de língua materna.
 
A importância da Literatura Infantil nas Séries iniciais

A literatura infantil é como uma manifestação de sentimentos e palavras, que conduz a criança ao desenvolvimento do seu intelecto, da personalidade, satisfazendo suas necessidades e aumentando sua capacidade crítica. Zilberman (1982, p.22) afirma que a...
tracking img