A importancia da adm nas empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4174 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA DE JACAREÍ


ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS




Maria Germânia Freire Lima



A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO NAS EMPRESAS












Jacareí – SP
2012
FACULDADE ANHANGUERA DE JACAREÍ


ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS




Maria Germânia Freire Lima



A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO NAS EMPRESAS



Relatório de estágio apresentado àFaculdade Anhanguera de Jacareí, como parte dos requisitos da matéria Estágio Supervisionado. Conclusão do Curso de Administração de Empresas.
Orientador: Prof.(a) Christian Lemos





Jacareí – SP
2012


































RESUMO

Este trabalho tem a finalidade de relatar o cotidiano de um administrador e sua forma de administrar uma organizaçãoindependente de ser grande, média ou de pequeno porte. É uma tarefa desenvolvida sistematicamente, seu foco é alcançar objetivos positivos para a empresa. As tarefas são feitas por meio de pessoas, e têm de serem feitas de maneira eficiente e eficaz. Eficácia: Atingir objetivos e resultados. Um trabalho eficaz é um trabalho proveitoso e bem sucedido. Eficiência: Determina o quanto uma organizaçãousa corretamente seus recursos. Quanto mais alto o grau de produtividade na utilização de seus recursos, mais eficiente é a organização, ou seja, a realização de atividades ou tarefas de maneira certa e inteligente, com o mínimo de esforço e com máximo aproveitamento de recursos. Um trabalho eficiente é um trabalho bem executado.
Gerir uma organização em meu conceito vai além do conhecimentotécnico, eu diria que o segredo está no olhar clinico, ou seja, diante de um problema precisa antes de tomar uma decisão identificar à causa, o motivo, a razão deste problema. Em muitas organizações o maior problema é o relacionamento humano, e que muitas vezes leva-se muito tempo para descobrir isso. É um desafio constante, pois uma empresa requer “organização” para colocar em prática os planos e osrecursos necessários ao alcance dos seus objetivos. Em alguns casos, às vezes a empresa precisa de uma “reorganização” quando se identifica a necessidade de alterar a estrutura organizacional para ajustá-la às novas condições ambientais para que esta sobreviva e que venha ser bem sucedida no mercado competitivo atual.





Palavras-chave: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.LISTA DE FIGURAS


Figura 1: Ciclo PDCA 14
Figura 2: Organograma Geral 18
Figura 3: Cronograma de Elaboração do Estágio 19
Figura 6: Fluxograma 23






















SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
1.1 Objetivos 7
1.1.1 Objetivos Gerais 8
1.1.2 Objetivos Específicos 8
1.2 Justificativa 8
2. REVISÃO DE LITERATURA 9
2.1 Processo Administrativo. .9
2.2 Planejamento. ..92. 3 Organização 10
2.4 Controle 10
2.5 Gestão da Qualidade 10
2.5.1 Programa 5S ou Housekeeping 11
2.5.2 Ciclo PDCA 14
2.5.3 ISO 9000 15
3. METODOLOGIA 16
3.1 Identificação da Empresa 16
3.2 Cronograma de Elaboração do estágio 19
4. ANÁLISE DA SITUAÇÃO ATUAL 22
4.1 Fluxograma 23
5. AUTO AVALIAÇÃO 24
CONCLUSÃO 25
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 26











1.INTRODUÇÃO

Apresentarei neste relatório de estágio a importância e a necessidade da administração nas organizações, uma vez que a mesma é fundamental para toda e qualquer organização que busca alcançar seus objetivos.
Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar os objetivos, ou seja, é necessário que se faça a atribuição de tarefas,trabalho em equipes ou departamentos e alocação dos recursos necessários nas equipes e departamentos. Se as atividades forem desempenhadas, organizadas, dirigidas e controladas adequadamente, cada pessoa está contribuindo para o alcance dos objetivos almejados pela empresa. Portanto, toda a organização deve ter uma definição de atividades que os membros organizacionais devem desempenhar. Tudo isso...
tracking img