Viveiro florestal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Viveiro de mudas é um espaço onde são concentradas as atividades de produção de mudas florestais dando ênfase a produção de mudas de Eucalyptus urugrandis (celulose). Além da possibilidade de retorno financeiro do investimento com viveiros de mudas florestais, torna-se interessante a utilização de áreas íngremes, solos degradados, áreas em processo de desertificação eimpróprias para agricultura, o que valoriza o terreno na dimensão estética e financeira.
O negócio de viveiro de mudas florestais está relacionado à melhoria do meio ambiente e à vida saudável.
Com a baixa oferta de madeiras nativas, o plantio de mudas florestais se torna uma opção das mais interessantes em razão da consciência ecológica que as pessoas estão assumindo de formacrescente, além das novas leis ambientais brasileiras que impõem grandes multas ao desmatamento, e a pressão de organismos e mercados internacionais contra os produtos de origem florestal originários de matas nativas.
Por essas e outras razões começam a surgir florestas de pequeno e
médio porte, que são implantadas em programas de reflorestamento para produzir madeira com objetivos variados.Atualmente são cerca de 5,6 milhões de hectares de florestas plantadas no Brasil, sendo 3,4 milhões de hectares de Eucalyptus, 1,8 milhões de hectares com Pinus e 330 mil hectares de outras espécies. Cerca de 23,6% do total, o que corresponde a 130 mil hectares, a balança comercial é superavitária em quase US$ 6 bilhões. Mais de 3 milhões de pessoas são empregadas direta e indiretamente nacadeia produtiva do setor de florestas plantadas.
Esses dados encorajam a iniciativa de implantação de viveiros florestais. Os principais clientes são: empresas, prefeituras e pessoas físicas.


Localização

O viveiro de mudas florestais estará localizado no município de Miranda – MS, distante 200 Km da capital Campo Grande, em latitude 20º14’26” sul e longitude de 56º22’42”oeste, a uma altitude de 125 metros. Clima tropical; onde o período da seca dura 3-4 meses, com precipitações que varia entre 1.200 e 1.700 mm anuais. E temperaturas médias entorno de 20 e 24ºC e variam conforme a estação do ano, podendo atingir a mínima de 10ºC e a máxima de 35ºC no verão (em media), fora do perímetro urbano próximo a rodovia e mananciais.


Exigências legais específicasÉ necessário contratar um contador profissional para legalizar a empresa nos seguintes órgãos:
- Junta Comercial;
- Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
- Secretaria Estadual de Fazenda;
- Prefeitura Municipal, para obter o alvará de funcionamento;
- Enquadramento na Entidade Sindical Patronal em que a empresa se enquadra (é obrigatório o recolhimento da Contribuição SindicalPatronal por ocasião da constituição da empresa e até o dia 31 de janeiro de cada ano);
- Caixa Econômica Federal, para cadastramento no sistema
“Conectividade Social – INSS/FGTS”;
- Corpo de Bombeiros Militar.
É necessário verificar junto à Secretaria de Agricultura de cada estado a legislação para a vistoria e o cadastramento das condições fitossanitárias adequadas à produção de mudas dequalidade.

Investimentos
A estrutura do empreendimento e os serviços ofertados são
variáveis que definem o valor necessário para o investimento.
Investimento compreende todo o capital empregado para iniciar e
viabilizar o negócio até o momento de sua auto-sustentação. Pode ser caracterizado como:

Custos
São todos os gastos realizados na produção de um bem ou
serviço e queserão incorporados posteriormente ao preço dos produtos ou serviços prestados, como: água, luz, salários, honorários profissionais, despesas de vendas, matéria-prima e insumos consumidos no processo de produção.


|Investimentos |
|  |Valor...
tracking img