A historia de esplanada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
o inicio do século XIX, aventureiros Portugueses desbravaram o território pertencente a Vila do Conde. Atraídos pela fertilidade das terras, ali se fixaramformando o Arraial da Esplanada. O atual Município de Esplanada teve sua origem no Arraial pertencente ao Município do Conde, havendo logrado considerávelprogresso o advento da estrada de ferro, antiga Viação Férrea Leste Brasileira, hoje Ferrovia Atlântica cujo final de linha se destinavam a vizinha localidade deTimbó, no qual Antonio Conselheiro construiu o 1° cemitério do Timbó.
Naquela época já era significativo o seu desenvolvimento, foi quando em 1904 a 1908, umFrade Capuchinho em missão catequética na região, construiu um Convento que tinha como objetivo, ministrar o princípio da Doutrina Cristã e abrigar pessoasidosas para o seu repouso. E a Escola Marista, fundada por interesse de Frei José de Monsano. Os Maristas adquiriram o terreno e o prédio em 1917. Em 1924 oColégio começou a funcionar fazendo um grande bem a comunidade. Por várias dificuldades o Colégio não se manteve, vindo a fechar. Hoje o prédio é Patrimônio doConvento.
O Arraial de Esplanada foi convertido em cidade pelo Decreto Estadual n° 7.455, em 23 de junho de 1931. Em 08 de julho do mesmo ano através doDecreto 7.479, foi anexado ao seu território o Município de Vila Rica e criada uma sub prefeitura na antiga Vila do Conde. O Distrito e o Município foi criado em10 de junho de 1912, pela Lei Estadual n° 889. Naquela época era município único. Atualmente compõem-no os de Esplanada (sede) Palame e São José do Mucambo.
tracking img