Monopolio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1017 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Monopólio


O mercado monopolista caracteriza-se por apresentar condições diametralmente opostas às da concorrência perfeita. Nele existe um único empresário (empresa) dominado inteiramente a oferta, de um lado, e todos os consumidores, de outro. Não há, portanto concorrência, nem produto substituto ou concorrente.
Ao ser exclusivo no mercado, a empresa monopolista determina o preço deequilíbrio, de acordo com sua capacidade de produção: se ela aumentar a oferta, o preço de mercado diminuirá: ser a oferta, o preço aumentara. Assim enquanto com concorrência perfeita a demanda para a firma è dada, e è uma reta paralela ao eixo das quantidades, em monopólio a firma defronta com uma curva de demanda negativamente inclinada.

Quando não existirem bens concorrentes ou substitutos, comoacontece no mercado monopolista, à demanda de mercado tende a ser inelástica. Então, quando o preço se elevar, haverá uma queda relativamente pequena no consumo da mercadoria, o que redundara em aumento da receita total da empresa (o aumento de preço supera proporcionalmente a queda no consumo). Contudo, isso não significa que o monopolista poderá aumentar os preços indefinidamente: se o preço seelevar em demasia, pesara muito no orçamento dos consumidores, que tenderão a consumir menos do produto. Em outras palavras, a demanda deixara de ser inelástica, e passara ser elástica (quando, então, a queda no consumo supera o aumento de preço).

Para que existam monopólios, deve haver barreiras que praticamente impeçam a entrada de novas firmas no mercado. Essas barreiras à entrada podem advirdas seguintes condições.

• Monopólio puro ou natural: ocorre quando o mercado, por características próprias, exige elevado volume de capital. As empresas já instaladas operam com grandes plantas industriais, com elevadas economias de escala e custos unitários bastante baixos o que possibilita a cobrança de preços relativamente baixos por seu produto, o que acaba sendo uma grande barreirapara a entrada de novos concorrentes.

• Patentes: enquanto a patente não cai em domínio publico, a empresa è a única que detém a tecnologia apropriada para produzir aquele determinado bem; empresas produtoras de alumínio.

Existe, ainda, o monopólio institucional ou estatal em setores considerados estratégicos ou de segurança nacional (por exemplo, energia, comunicações e petróleo). Issoocorreu e ainda

Dada a existência de barreiras à entrada de novas empresas, os lucros extraordinários devem persistir também no longo prazo em mercados monopolizados, diferentemente do que ocorre em concorrência perfeita, quando no longo prazo só existirão lucros normais.



Concorrência monopolística

A concorrência monopolística e uma estrutura de mercado intermediária entre aconcorrência perfeita e o monopólio, mas que não se confunde com oligopólio, pelas seguintes características

• Numero relativamente grande de empresas com certo poder concorrencial, porem com segmentos de mercados e produtos diferenciados, seja por características físicas, embalagem, seja pela prestação de serviços complementares (pòs-venda);

• Margem de manobra para fixação dos preços não muitoampla, uma vez que existem produtos substitutos no mercado.

Essas características acabam dando um pequeno poder monopolista sobre o preço do produto embora o mercado seja competitivo (daí o nome concorrência monopolística que e aparentemente contraditório).

Como em concorrência perfeita, não há barreiras ao acesso de empresas no mercado. Assim, lucros extraordinários a curto prazo atrairãonovas empresas, e, a longo prazo, só existirão lucros normais.

Concorrência perfeita no mercado de fatores

A concorrência perfeita no mercado de fatores corresponde ao mercado cuja oferta do fator de produção (por exemplo, mão-de-obra não especializada) e abundante, o que o preço desse fator constante. Os ofertantes ou fornecedores, como são em grande numero não tem condições de obter...
tracking img