Relatorio de quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1832 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIFACS
Universidade Salvador – Campus Salvador
Engenharia Mecânica

RELATÓRIO EXPERIMENTAL
(PROPRIEDADES PERIÓDICAS)

AUTORES:

Salvador/ Ba – 2012
Relatório Experimental
(Propriedades Periódicas)

POR:


Relatório referente à prática 4 de propriedades periódicas, do curso de engenharia mecânica, referente a disciplina de Química Aplicada, do primeiro semestre, com o professororientador Ronaldo Costa.

Salvador/Ba – 2012
Relatório Experimental
(Propriedades Periódicas)

Fundamentação Teórica:
Neste relatório trabalharemos com alguns conceitos químicos, que muitas das vezes não podem ser entendido por pessoas que não viram a disciplina e que poderão ler o nosso relatório e existem conceitos e que baseamos nosso discursão que não são nosso e por esses motivosestaremos citando - os eles aqui nesse espaço:

Íons: São espécies átomos ou grupos de átomos que possui o numero de prótons diferente dos números de elétrons, em seu núcleo atômico, portando isso indica que essa espécie esta carregada eletricamente. [(1º da bibliografia), Capitulo 2, pag: 49].
Energia de Ionização: É a quantidade necessária para remover o elétron de maior energia, ou seja, maisdistante do núcleo, de um átomo ou íon, no estado gasoso e em seu estado eletrônico fundamental. [(1º da bibliografia), Capitulo 3, pag: 65].
Metais Alcalinos Terrosos: Todos os metais alcalinos terroso possuem a configuração de valência NS². Também são metais muito reativos, porém em menor intensidade, quando comparados aos metais do grupo 1. [(1º da bibliografia), Capitulo 3, pag: 68]
Reação deOxi – Redução: Os fenômenos de oxidação e redução são sempre simultâneos e constituem a chamada reação de oxi-redução ou redox. São exatamente essas trocas de elétrons que explicam os fenômenos da Eletroquímica. É basicamente quando há transferência de elétrons. [(2° bibliografia), Capitulo 8, pag: 283]
Indicador Acido - Base: São substâncias orgânicas que ao entrar em contato com um ácido ficamcom uma cor e ao entrar em contato com uma base ficam com outra cor. Assim, para saber se uma substância é ácido ou base, podemos utilizar um indicador orgânico para identificar a função química. (1º bibliografia eletrônica).
Solução Apolar: A soma vetorial dos vetores polarização associados a todas as ligações covalentes polares na molécula é diferente de zero. (2° bibliografia eletrônica)Objetivo:

O foco dessa prática de propriedades periódicas foi de caracterizar através de reações de oxirredução, analisar e observar a variação das propriedades ácido – básicas e propriedades oxidantes e redutoras de elementos de um período da tabela periódica.

Materiais e Reagentes: Cápsula de porcelana, água destilada, fenolftaleína, tubo de ensaio, fita de magnésio e pedaço de alumínio.Parte experimental 1

Procedimento Experimental:
Para o Sódio, utilizamos uma cápsula de porcelana, adicionamos 10 ml de água destilada e 3 gotas de fenolftaleína e observamos a coloração. Com muito cuidado um pedaço de sódio metálico na solução e observar.
Para o Magnésio: Utilizamos um tubo de ensaio, adicionamos 2 mL de água destilada e também 3 gota de fenolftaleína, observamos acoloração, depois adicionamos a mesma solução um pedaço de fita de magnésio (lixada) e depois após um tempo observamos.
Para o Alumínio: Utilizamos um tubo de ensaio, adicionamos 2 mL de água destilada e 3 gotas fenolftaleína, observamos a coloração, depois na mesma solução adicionamos um pedaço de alumínio e observamos após alguns minutos.

Parte experimental 2

Procedimento Experimental:
Paraobtenção do Bromo: Utilizamos um tubo de ensaio, colocamos 2 mL de um solução de brometo de sódio (NaBr) 0,1mol/L. Adicionamos 1 mL de um solvente orgânico indicado pelo professor no tubo de ensaio. Agitamos o sistema e observe a coloração das duas fases.
Para obtenção do Iodo: Utilizamos um tubo de ensaio, colocamos 2 mL de uma solução de iodeto de sódio (NaI) 0,1 mol/L. Adicionamos 1 mL de um...
tracking img