Relatorio quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (491 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Química Aplicada
Relatório
Propriedades Periódicas




Salvador
2012

Química Aplicada
Relatório
Propriedades Periódicas

Bernardo Henrique Frauche Alves
Daniel Martins
Dario GomesJonatan Ferreira Nery

Docente: Maria Luiza Andrade da Silva

Salvador
2012
1. Objetivo  
Caracterizar através de experimentos a variação das propriedades ácido - básicas e propriedadesoxidantes e redutoras de elementos de um período da tabela periódica.

2. Introdução
O estudo dos elementos químicos desenvolveu-se de tal forma que se tornou necessário classificá-los deacordo com suas propriedades. A observação experimental tornou evidente que certos elementos têm propriedades muitos semelhantes, o que permitiu reuni-los em grupos de forma que fosse possível prever eentender várias de suas propriedades e o seu comportamento. Assim surgiu a Tabela Periódica baseada nas propriedades químicas e físicas dos elementos.
A reatividade química de um elemento é apropriedade que ele tem de reagir quimicamente e está relacionada com o caráter metálico ou não-metálico do elemento.
Chama-se de caráter metálico, a capacidade que um elemento tem de perder elétrons numareação. Como os elétrons mais externos são os primeiros a interagirem numa reação química, a periodicidade das configurações eletrônicas dos níveis mais externos provoca periodicidade das propriedadesfísicas e químicas dos átomos, de uma maneira geral, os metais devido ao baixo potencial de ionização liberam facilmente um ou mais elétrons. Eles apresentam propriedades redutoras, devido principalmentea forte tendência de perder elétrons e formar íons positivos em solução aquosa, já que os elétrons de valência de seus átomos não estão fortemente unidos. Enquanto que os não metais caracterizam-sepela formação de moléculas cujas ligações apresentam caráter covalente, isto é, numa ligação química cada átomo ligante contribui com um elétron para formar o par covalente. Como eles possuem...
tracking img