Cultura esplanada bahia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1055 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado

TRABALHO EM GRUPO
VI SEMESTRE

Esplanada/BA
2012



TRABALHO EM GRUPO
VI SEMESTRE
Trabalho apresentado ao curso de
Pedagogia, no VI Semestre, para as disciplinas Organização
e Didática nos Anos Iniciais no EnsinoFundamental; Avaliação e Ação Docente;
Ensino da Língua Portuguesa; Ensino da Educação Física Escolar e Ensino das Artes.
Professores: Edilaine Vagula; Vilze Vidotti; Laura
Célia S. Cabral Cava; Daniela Mineli; juliana Simm.
Tutor(a) de Sala: Rosangela Maria da Anunciação
Tutor(a) Eletrônico(a): Francielle Barineuvo ZambonEsplanada /BA
2012

INTRODUÇÃO
A atualidade nos remete a um tempo em que o passado já não é tido como importante, em que costumes são abandonados, a identidade cultural tem se perdido nessa geração. É assim no Brasil e no mundo.
Baixio está localizado no município de Esplanada, no Litoral Norte do estado da Bahia, ao leste da linha verde – rodovia BA-099. Estar distante 128km de Salvador e60km da sede do município. Ao leste, Baixio está limitado pelo Oceano Atlântico, ao norte pela foz do Rio Inhambupe, divisa com o município do Conde e ao sul suas terras fazem divisa com o município de Entre Rios. Ao oeste, faz limite com a comunidade da Mata e de Palame, seu distrito.


O Baixio localizado na parte litorânea do município de Esplanada tem em seu passado uma culturaextremamente rica que com o passar do tempo foi se perdendo, se tornando desconhecido para seus filhos, filhos estes que desconhecem as muitas faces de um patrimônio regional cultural que sobreviveu a gerações, porém á está encontra-se ameaçado, pois a essa cultura tem se dado um desvalor de grande escala em que tudo que foi construído e passado de geração a geração através dos anos foi simplesmenteesquecido pela maior parte da população.
Sabemos que tudo munda nada permanece igual como era no passado, novos ideais passaram a habitar na cabeça dos nossos jovens, e com isso se esqueceu de que a educação se fundamenta no cotidiano no que está ao redor da criança, no que ela de fato vivência.  Para conhecer e assimilar a história da construção da cultura de outros povos deve-se primeiro conhecer ahistória da própria cultura, saber como se deu essa construção e como foi o processo de evolução e desenvolvimento da mesma. Só assim, pode-se conhecer e entender outras culturas. Conhecendo a própria cultura, o individuo compreenderá a importância de mantê-la viva na memoria, protege-la e valorizar a cultura como forma de preservar o que somos, nossas características, nossa identidade. SegundoBarros (2008). “proteger não significa defender o isolamento ou o fechamento ao diálogo com outras culturas, mas sim encontrar meios de promover a sua própria cultura”.
É importante frisar que a escola tem um papel fundamental no resgate e na manutenção da identidade cultural de seus educandos, pois para entender o presente e melhorar o futuro é necessário conhecermos o passado nesse caso as nossasraízes verdadeiras, raízes essas que nos identifica como pessoas únicas culturalmente falando. O patrimônio é a nossa herança do passado, com que vivemos hoje e a escola precisa ter com objetivo a sensibilização do aluno sobre a importância do reconhecimento, da valorização e da conservação do patrimônio que cada região possui. Daí necessidade de trabalhar o Patrimônio Cultural nas escolasfortalecendo a relação das pessoas com suas heranças culturais, estabelecendo um melhor relacionamento destas com estes bens, percebendo sua responsabilidade pela valorização e preservação do Patrimônio, fortalecendo a vivência real com a cidadania, num processo de inclusão social.
Entre as muitas manifestações culturais existentes em nossa região é possível citar “a marujada, o drama, o reisado, as...
tracking img