A farsa do aquecimento global

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1852 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Juiz de Fora
Faculdade de Engenharia
Curso: Engenharia Civil
Disciplina: Ecologia
Aluno: Douglas Pereira da Costa
1º Semestre de 2011

A grande farsa do aquecimento global


O documentário “A grande farsa do aquecimento global”, produzido para o Channel 4 britânico e que foi ao ar em 8 de março de 2007, traz argumentos de cientistas que discordam da atualidéia predominante de que as emissões de CO2 estão fazendo aumentar as temperaturas médias globais. Sendo assim, o ser humano o intensificador do aquecimento global.
O atual alarme do aquecimento global soa mais como propaganda do que ciência, uma vez que não há evidência direta de que o aquecimento global dos séculos XX e XXI seja causado pelos gases de efeito estufa.
Mais do queuma teria sobre o clima, a possível influência do homem nas atuais alterações climáticas tornou-se uma das principais causas políticas. Os ativistas dizem que o tempo de debate acabou e qualquer crítica, por mais rigorosamente científica que seja é considerada ilegítima, ou pior ainda, perigosa.
O objetivo do documentário foi mostrar que a temperatura global está sempre mudando, e nãoexiste nada de anormal nisso. E ainda provar que a idéia de que o clima é determinado pelo CO2 produzido pelo homem ou pela natureza não é sustentada pelas evidências científicas. Atualmente, essa idéia é largamente disseminada pela mídia e tornou-se o senso comum da opinião pública.
O aquecimento global é apresentado na mídia como se tivesse o selo de autoridade do IPCC (PainelIntergovernamental sobre Mudança Climática da ONU). Este sendo um organismo político da ONU, tem suas conclusões finais manipuladas politicamente. Existe uma afirmação de que o IPCC conta com os 2500 melhores cientistas do mundo, que não é verdade se observada a bibliografia dos mesmos, além de que nesse número entram também não-cientistas e políticos. Além disso aqueles que são especialistas e não concordamcom essa idéia e renunciam, acabam por entrar na lista de autores e nesse número.
Os cientistas que trabalham na área climática precisam que exista um problema para conseguirem fundos para suas pesquisas. Dessa forma, a repercussão que essa idéia causa faz com que flua mais dinheiro para a ciência climática.
No caminho oposto, existe muita censura e intimidação em relação aqueles quese atrevem a discordar dessa idéia, o que é cientificamente incorreto. No fundo, o aquecimento global causado pelo homem é uma teoria sobre o clima que se converteu em uma ideologia política de grande influência no planeta.
Isso foi uma campanha política que se transformou num grande negócio. E de fato, dezenas de milhares de empregos hoje em dia dependem do aquecimento global. E se todaessa história do aquecimento global fosse desbancada, haveria muita gente desempregada e a procura de emprego.
Em 2005, uma Comissão na Câmara de Lordes (organismo do parlamento inglês) se estabeleceu para examinar a evidência científica do aquecimento global causado pelo homem. Um dos líderes dessa comissão foi Lord Lawson of Blaby, que como Chanceler do Tesouro nos anos 80, foi oprimeiro político que destinou dinheiro do governo inglês para a pesquisa sobre o aquecimento global. Foi feita uma cuidadosa coleta de evidências de muitos especialistas nesta área e foi produzido um informe. De fato existem muitos especialistas, alguns destes que temem vir a público para expor suas opiniões, que vêem que essa idéia não se encaixa como se acredita.
Há uma visão de que oaquecimento trará consequências apocalípticas, porém ele sempre aparece associado à riquezas. Na época medieval esse período quente trouxe muita abundância à Europa, onde se vinham vinhedos até o norte da Inglaterra. Outro período quente recente historicamente foi na idade do bronze, conhecido pelos geólogos como o Máximo do Holoceno, onde também as temperaturas foram significativamente mais altas do...
tracking img