Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (919 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUÍMICA ORGÂNICA

RECRISTALIZAÇÃO

Introdução
De acordo com a prática realizada pode-se compreender que o processo de recristalização consiste na dissolução do sal e em seguida na evaporação dosolvente. Através disso, algumas impurezas possivelmente estivessem misturadas ao sal serão eliminadas e os cristais deste terão formatos mais bem definidos, dependendo da velocidade da secagem.Cabe dizer ainda que um sal quando recristalizado passando por uma secagem lenta, terá seus cristais maiores e mais bem definidos. Todavia uma recristalização de um sal pulverizado que após sua secagemresulta não mais em um pó, mas em uma grande e única pedra cristalina, terá dimensões semelhantes à de um diamante.
A recristalização é um processo de purificação de compostos orgânicos que sãosólidos a temperatura ambiente. Seu princípio fundamental consiste em dissipar o sólido em um solvente quente e logo em seguida esfriá-lo lentamente.
Em baixas temperaturas, o material dissolvido temmenor solubilidade, fazendo com que ocorra o crescimento de cristais. Caso o processo seja lento ocorre a formação de cristais, dando origem ao processo denominado cristalização; caso ocorra o oposto, e oprocesso de solubilidade for rápido, denomina-se precipitação.
O crescimento lento dos cristais, camada por camada, dá origem a um produto puro, fazendo com que as impurezas permaneçam na solução.Assim como nos casos em que o esfriamento é rápido, no qual as impurezas são envolvidas junto com o precipitado, dando lugar a um produto impuro.
Pode-se dizer que o fator crítico no processo derecristalização, se dá no fato da escolha do solvente, já que o solvente ideal é aquele que possui baixa dissociação a frio e alta dissociação a quente.

Objetivo:
* Analisar o solvente adequadopara a recristalização (purificação) das substâncias naftaleno, acetanilida, ácido benzóico e, principalmente o ácido salicílico e ácido acetilsalicílico (AAS).

Parte experimental:
Materiais e...
tracking img