A grande farsa do aquecimento global

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1505 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA INTEGRADO AO ENSINO MEDIO

COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS HUMANAS

GEOGRAFIA II

2° ANO









A GRANDE FARSA DO AQUECIMENTO GLOBAL

O AQUECIMENTO GLOBAL E A POLÍTICA









LAYANE MIRELA ORNELAS SACRAMENTO OLIVEIRA N°15

MATHEUS LISBOA BARRETO N°20







SALVADOR

2012

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DABAHIA

CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS HUMANAS

GEOGRAFIA II

PROFESSORA PATRÍCIA PONTE

2° ANO

TURMA 8821







A GRANDE FARSA DO AQUECIMENTO GLOBAL

O AQUECIMENTO GLOBAL E A POLÍTICA





Relatório apresentado à disciplina de Geografia II como avaliação parcial da segunda unidade soborientação da professora Patrícia Ponte.






EQUIPE TÉCNICA:

Layane Mirela Ornelas Sacramento Oliveira N°15

Matheus Lisboa Barreto N°20





SALVADOR- BAHIA

21 DE JUNHO DE 2012

SUMÁRIO

• INTRODUÇÃO....................................................................................3

•DESENVOLVIMENTO.......................................................................5

• CONCLUSÃO.......................................................................................8

• REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................9












































INTRODUÇÃO


Entende-se por aquecimento global o aumento das temperaturas médias do planetaTerra, provocando alterações no clima de algumas regiões, intensificando fenômenos naturais, como furacões e secas, entre outros. Conforme cientistas do Painel Intergovernamental em Mudança do Clima (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), o século XX foi o mais quente dos últimos cinco, com aumento de temperatura média entre 0,3°C e 0,6°C. Esse aumento pode parecer insignificante, mas ésuficiente para modificar todo clima de uma região e afetar profundamente a biodiversidade, desencadeando vários desastres ambientais. 






[pic]


Figura 1- degelo na calota polar da Groenlândia


As causas do aquecimento global são muito pesquisadas. Existe uma parte dos cientistas que atribui esse fenômeno como um processo natural, afirmando que o planeta Terra está numafase de transição natural, um processo longo e dinâmico, saindo da era glacial para a interglacial, sendo o aumento da temperatura consequência desse fenômeno. Esses são os cientistas chamados céticos.

No entanto, as principais atribuições para o aquecimento global são relacionadas às atividades humanas, que intensificam o efeito de estufa através do aumento na queima de gases de combustíveisfósseis, como petróleo, carvão mineral e gás natural. A queima dessas substâncias produz gases como o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e óxido nitroso (N2O) e os clorofluorcarbonetos (CFC’s) O efeito estufa é o processo no qual os raios solares ficam mantidos na Terra durante o tempo suficiente para o aquecimento do planeta, permitindo a vida dentro deste.

Nos últimos anos tem sidotópico freqüente dos grandes governos, a diminuição desses gases que levam ao aumento do efeito estufa, porém os tratados propostos nunca são assinados pelos países de maior poder político, mas mesmo assim são encorajados aos países emergentes, tal como o Brasil. Um grande exemplo é o Canadá: Apesar de ter sempre um grande discurso ambientalista, causou enormes danos (visíveis até por satélite) devidoà exploração da Areia Betuminosa.

Isto levanta suspeita sobre as afirmações feitas por estas grandes potencias. Hoje existem vertentes que acreditam que o aquecimento global não existe e que na verdade a terra está esfriando, uma vez que chegamos perto de mais uma era glacial e que o que é passado à população é somente uma tentativa de moldar o senso comum de acordo com o que seria mais...
tracking img