“A estrutura apresentada por bobbio para um ordenamento jurídico é coerente e adequada à atualidade?”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (457 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“A ESTRUTURA APRESENTADA POR BOBBIO PARA UM ORDENAMENTO JURÍDICO É COERENTE E ADEQUADA À ATUALIDADE?”

RACIOCÍNIO


A estrutura apresentada Norberto Bobbio se enquadra com nossa atualidade, poisuma norma sem aplicação de sanção só é eficaz em pessoas que são sensíveis ao direito de outras pessoas, pessoas que respeitam o direito de outros, mesmo sem conhecê-lo, pois sem aplicação de penaselas respeitam seu próximo, independente de saber se a falta de respeito irá penalizá-lo ou não. Para essas pessoas provavelmente algumas poucas regras seriam necessárias para poder viver bem emsociedade, porque a partir do momento que o homem vive tendo que dividir espaço com outras pessoas tende a se iniciarem os conflitos. Havendo conflitos, deverá haver regras para solucioná-los.
A maioriadas pessoas só respeitam os direitos alheios por imposição de penalidades, e, ainda existindo penalidades há pessoas que deixam de respeitar esses direitos infringindo a lei, algumas achando que nuncaserão pegas, outras por terem certeza de impunidades, e outras por saberem que certas leis não são eficazes. Atualmente estão querendo aumentar a penalidade da Lei Seca, pois mesmo sendo proibidodirigir após a ingestão de bebida alcóolica existem muitas pessoas que continuam infringindo esta lei, portanto querem aumentar a punição para ver se o número de acidentes, e, em muitos casos fatais,diminua.
Outro exemplo de falta de respeito é na faixa de pedestre, onde à maioria dos motoristas, ainda não respeitam o direito da preferência do pedestre na faixa. Porém este é um assunto muitodelicado e que deveria ser estudado de uma forma mais profunda, pois se o motorista que não der preferência ao pedestre na faixa pode ser penalizado, o que fazer com o pedestre que não respeita o motorista,o pedestre que quer ganhar alguns segundos, atravessando ruas em qualquer ponto não se importando com o reflexo que o motorista precisará ter para diminuir a velocidade do veículo ao se deparar com...
tracking img