Cadeia produtiva do peixe pacu no reservatório de itaipu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Embora a pesca seja uma atividade humana das mais primitivas a exploração comercial dessa atividade não é coisa antiga. No Japão por exemplo ela e desenvolvida há pouco mais de 150 anos.
Conforme (KUBITZA, 2004), dentro do agronegócio, o interessante por investimento na área da aquicultura tem sido crescente na última década e deverá continuar em evidência por muito tempo emvirtude da estagnação na oferta de pescado oriundo da captura e do crescente aumento na demanda por alimento com o incremento da população mundial.
A ITAIPU Binacional, a partir de 2003, implementou nos 29 municípios da Bacia Hidrográfica do Paraná III, o programa socioambiental Cultivando Água Boa neste projeto consta 20 programas e 65 ações que vão desde a recuperação de microbacias e a proteçãodas matas ciliares e da biodiversidade, até gestão social. (BOSCOLO, 2010).
Entre esse programa e ações o programa Mais Peixes em Nossa Água tem como objetivo a promoção de sustentabilidade da pesca e da aquicultura através de pesquisas e do desenvolvimento tecnológico, capacitação de pescadores e produtores no manuseio de peixes e organização da cadeia produtiva local.
Afirma (BOSCOLO, 2010),a primeira ação do programa foi a implantação dos primeiros 3 parques aquícolas situados, nos braços do Rio São Francisco Falso no município de Santa Helena Rio São Francisco Verdadeiro no município de Entre Rios do Oeste e o Rio Ocoy situado no município de São Miguel do Iguaçu; além dos estudos e implementações dos parques aquícolas o programa também a produção de peixes nativos através daaquicultura familiar realizada por pescadores artesanais da região, atualmente são cerca de 595 tanques-rede instalados no reservatório.
Outra grande e importante ação do programa é o apoio a realização de pesquisa aplicada a produção de peixes nativos, ação que consta com a parceria das Universidades e Instituição de ensino técnico da região.
Esse projeto busca a fortalecer a atividade da pesca,fomentar a aquicultura por meio do cultivo sustentável pelo sistema de tanque-rede, promove inclusão social, o resgate a valorização da categoria dos pescadores, buscando proporcionar melhor qualidade de vida aos pescadores, assentados, pequenos produtores e comunidade indígenas, diminui o esforço de pesca no reservatório e aumentar a produção pesqueira, com alimento de alto valor nutritivo.Justificativa

Considerando que a implantação do cultivo de peixes em tanque-rede no lago de ITAIPU é uma atividade produtiva recente e de certa forma ainda não consolidado, que os pescadores artesanais, socioeconômicas deste arranjo produtivo local poderá nortear o planejamento estratégico para este segmento e otimizar as ações e recurso disponibilizando afim de consolidar a cadeiaprodutiva.

Objetivo geral

Descrever o processo de uma cadeia produtiva da espécie de peixe Piaractus mesopotamicus pacu no reservatório de ITAIPU como atividade local, através de análise dos processos que vem sendo implementados.

Objetivo específico

Identificar e descrever os principais segmentos da cadeia produtiva do reservatório de ITAIPU;
Identificar quais são osprincipais fornecedores de insumo e equipamentos para reprodução de peixe pacu nos tanques-rede;
Analisar aspectos econômicos e sociais da cadeia produtiva.

DESENVOLVIMENTO - DIAGNÓSTICO

Nos últimos dez anos, o nível de procura pela criação de peixes em cativeiro tem sido crescente, principalmente pela espécies nativas tropicais, que apresentam grande potencial para a pisciculturaintensiva uma vez que possuem carne de excelente qualidade, facilidade de adaptação ao cultivo em tanques ou viveiros e grande utilidade na pesca esportiva, (FERNANDES, 1999).
Conforme (CONTE, 2002), a criação de peixes em tanques-rede ou gaiolas flutuante é um sistema intensivo de produção de peixes, com renovação continua de água. As vantagens da adoção deste sistema de produção são inúmeras,...
tracking img