" A estrutura apresentada por Norberto Bobbio, para um ordenamento jurídico, é coerente e adequada á atualidade? "

Páginas: 2 (456 palavras) Publicado: 5 de abril de 2014
" A estrutura apresentada por Norberto Bobbio, para um ordenamento jurídico, é coerente e adequada á atualidade? "
Norberto Bobbio, um dos mais respeitados cientistas políticos da atualidade muitoconhecido por suas obras como; A era dos direitos, Teoria geral da política e a Teoria Geral do direito entre outras e muito elogiado por sua escrita.
Suas estruturas é bem coerente e adequada áatualidade sim, pois, é boa para o homem, vivendo em sociedade não pensando como o rico é a mais que o pobre, que o poder vem acima de tudo, mais os direitos iguais também pensando nos seus direitos e osdireitos do próximo como ele diz: " O problema fundamental em relação ao direito do homem hoje, não é tanto de justifica-los, mas o de protegê-los. Trata-se de um problema não filosófico, maspolítico."
O que Bobbio sempre quer transparecer é que o ordenamento não pode apensas ser formado por uma norma, porque se fosse tudo proibido o convívio social seria impossível, mas se tudo fosse permitidoseria impossível ate mesmo de andar pela rua. Temos que ter normas pensadas em todos nós, pro bem de todos, respeitando a unidade do sistema, uma norma com lógica para haver o ordenamento jurídico."Cada vez sabemos menos". A frase é de um dos grandes pensadores do século 20, Norberto Bobbio. Formado em filosofia e em direito, foi professor universitário e jornalista - e um apaixonado pela teoriapolítica e pelos direitos individuais. Na Itália dos anos 1940, mergulhada na Segunda Grande Guerra Mundial (1939-1945), Bobbio fez parte do movimento da Resistência: ligou-se a grupos liberais esocialistas que combatiam a ditadura do fascismo.

Para quem não sabe, o movimento fascista foi fundado por Benito Mussolini, em 1922 e se baseava na crença de superioridade de uma "raça" sobre asdemais, além de governar autoritariamente com um regime baseado na perda das liberdades individuais e na violência. Por suas idéias, o filósofo foi preso duas vezes, em 1942 e em 1944 - no intervalo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!