A essencia do conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA DO CONHECIMENTO

(A ESSÊNCIA DO CONHECIMENTO)

Salvador, 17 de Setembro de 2010

Introdução

O conhecimento significa uma relação entre o sujeito e o objeto1. Devemos, portanto lembrar que o sujeito está no mundo e, também, pode ser considerado como objeto de conhecimento. Logo, devemos indagar a questão da determinação de um sobre o outro: O sujeito determina o objeto ou o objetodetermina o sujeito? Essa questão, segundo Johannes Hessen pode ser respondida sem precisarmos estabelecer o caráter ontológico2 do sujeito e do objeto. Nesse caso, estaremos diante de uma solução pré-metafísica3 do problema. Se o resultado for favorável ao objeto, ou seja, se concluirmos que o objeto determina o sujeito teremos um objetivismo. Por sua vez, se o resultado for favorável aosujeito, ou seja, se concluirmos que o sujeito determina o objeto teremos um subjetivismo. Mas, se incluirmos na análise o caráter ontológico do objeto, duas decisões são possíveis. Ou admitimos que todos os objetos possuem um ser ideal, de pensamento (é o que afirma o idealismo), ou se afirma que, além dos objetos ideais, há objetos reais, independentes do pensamento ( esse é o modo de ver dorealismo). Podemos ainda solucionar o problema sujeito-objeto partindo dos princípios últimos das coisas, e determinando a partir disso as relações entre ser e pensamento. Nesse caso, teremos uma analise teológica do problema.

SUMÁRIO

Pg. 3 Introdução

Pg. 5 1.0 A essência do conhecimento

Pg. 5 1.1 Soluções pré-metafisicas do problema

Pg. 5 1.1.1 O objetivismo

Pg. 5 1.1.2 O subjetivismoPg. 6 1.2 Soluções metafísicas do problema

Pg. 6 1.2.1 O realismo

Pg.6 1.2.2 O idealismo

Pg.7 1.2.3 O fenomenalismo

Pg. 8 1.2.4 Posicionamento Critico

Pg. 9 1.3 Soluções teológicas do problema

Pg.9 1.3.1 A solução monista-panteista

Pg.9 1.3.2 A solução dualista-teista

1.0 A essência do conhecimento:

Soluções pré-metafisicas do problema

1.1.1 ObjetivismoPara o objetivismo o elemento principal na relação de conhecimento é o objeto é ele que determina o sujeito, ou seja, é o sujeito que deve se ajustar ao objeto tendo que incorporar e copiar suas determinações. Isso pressupõe que o objeto se coloque diante da consciência cognoscente como algo pronto, em si mesmo determinado. É esse o pensamento nuclear do objetivismo. Para ele, os objetos são algodado, que já tem uma estrutura definida e que será reconstruída pela consciência cognoscente.

O primeiro a defender o objetivismo foi Platão que trouxe a doutrina das idéias, primeira formulação clássica do pensamento fundamental do objetivismo. Elas formam uma ordem fatual,um reino objetivo. O mundo sensível esta defronte do mundo supra sensível.E, como os objetos do primeiro revelam-se aintuição sensível, à percepção, os objetos do ultimo revelam-se a uma intuição não sensível, a contemplação das idéias.

O pensamento fundamental da doutrina platônica das idéias, revive, hoje, na fenomenologia fundada por E. Husserl. Da mesma forma que Platão, Husserl distingue a intuição sensível da não-sensível.O objeto da primeira são os objetos individuais, concretos; os da segunda sãoessências universais das coisas.O que Platão chama de idéia, Husserl chama de essência.A concordância entre a doutrina das idéias de Platão e a de Husserl refere-se apenas ao seu pensamento fundamental e não a maiores detalhes de seu desenvolvimento. Enquanto Husserl permanece no reino das essencialidades das idéias Platão avança no sentido de atribuir-lhes realidade metafísica. O que caracteriza adoutrina platônica é exatamente essa determinação das idéias como realidades supra-sensíveis como essencialidades metafísicas.

1.1.2 Subjetivismo

Se para o objetivismo o centro de gravidade do conhecimento está no objeto, o subjetivismo tenta ancorar o conhecimento humano no sujeito. Desloca o mundo das idéias para o sujeito. O sujeito apresenta-se para ele como o ponto no qual a verdade do...
tracking img