Pessoa e os bens do falidoi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
09-05-2011

SUMÁRIO Do conhecimento quanto à essência O Realismo O Idealismo Posição de Kant e Augusto Comte Posição Ontognoseológica Correlação com a Problemática Jurídica

FILOSOFIA DO DIREITO
Ana Cristina de Souza Serrano Mascarenhas acrismascarenhas@hotmail.com

Do Conhecimento Quanto à Essência

Ponto culminante da teoria do conhecimento, a essência do conhecimento é onde se operamas divergências fundamentais. Que é que, em última análise, se conhece do "mundo real"? Conhecemos as coisas como elas são, e elas são em si como nós as conhecemos?
Ana Mascarenhas 4

Do Conhecimento Quanto à Origem O Realismo

Do Conhecimento Quanto à Essência

Do Conhecimento Quanto à Essência

O Realismo O sujeito e o objeto são os termos ou os elementos essenciais de todoconhecimento. Para que haja conhecimento, é necessário que o sujeito esteja em intencionalidade de conhecer, assim como é necessário que algo exista que possa ser apreendido pelo sujeito. É a orientação ou atitude espiritual que implica a pre-eminêcia do objeto, dada a sua afirmação fundamental, de que nós conhecemos coisas. Daí o emprego da palavra "realismo", que diz respeito à "coisa" (res) reconhecidacomo independente da consciência.

Ana Mascarenhas

5

Ana Mascarenhas

6

1

09-05-2011

Do Conhecimento Quanto à Essência

Do Conhecimento Quanto à Essência

Quando o homem aceita a identidade de seu conhecimento com as coisas que sua mente menciona, sem formular qualquer pergunta a respeito, nós temos o realismo ingênuo, que é pré-filosófico, ou seja, anterior a qualquerpergunta, a qualquer "problema" .

No realismo ingênuo, há uma aceitação espontânea do que se oferece ao homem como suscetível de suas sensações e de sua representação. Esta atitude não possui em si qualquer significado filosófico, porquanto não envolve nenhuma indagação sobre a certeza e a validade universal do conhecimento.

Ana Mascarenhas

7

Ana Mascarenhas

8

Do Conhecimento Quanto àEssência

Do Conhecimento Quanto à Essência

Quando o realismo indaga de seus fundamentos e procura demonstrar que suas teses são verdadeiras, é que surge propriamente a atitude filosófica, que não deixa, porém, de ser "atitude natural", como tendência comum do espírito humano. Poderíamos denominá-lo realismo tradicional, visto como a corrente que sustenta tal maneira de ver é aquela que invocaa tradição clássica, de Aristóteles aos nossos dias.
Ana Mascarenhas 9

Quando o realismo acentua a verificação de seus pressupostos e conclui pela funcionalidade sujeito-objeto, distinguindo as camadas cognoscíveis do real assim como a participação, não apenas ativa, mas criadora do espírito no processo gnoseológico, temos o realismo crítico.

Ana Mascarenhas

10

Do Conhecimento Quantoà Essência

Do Conhecimento Quanto à Essência

Não existe uma igualdade biopsíquica entre os indivíduos, visto como todos são diferentes quanto às suas qualidades físicas ou às aptidões psíquicas. Ora, se todos os homens são diversos, mas chegam à mesma afirmação a respeito de "algo" percebido, é porque existem em "algo" elementos estáveis, não subordinados às variações subjetivas. Se osujeito fosse fator "determinante" daquilo que se conhece, haveria uma percepção distinta para cada sujeito e não seria possível haver ciência, nem comunicação de ciência.
Ana Mascarenhas 11

Há, portanto, no realismo, a tese ou doutrina fundamental de que existe correlação ou uma adequação da inteligência a "algo" como objeto do conhecimento, de maneira que nós conhecemos quando a nossasensibilidade e inteligência se conformam a algo de exterior a nós. Conforme o modo de entender-se essa "referibilidade a algo", bifurca-se o realismo em realismo tradicional e realismo crítico.
Ana Mascarenhas 12

2

09-05-2011

Do Conhecimento Quanto à Essência

Do Conhecimento Quanto à Essência

O Idealismo O idealismo de Platão (427-347 a.C.) poderse-ia chamar idealismo transcendente, ou da...
tracking img