Eclâmpcia

577 palavras 3 páginas
Eclampsia:
O que é:
Eclampsia é definida pela manifestação de crises convulsivas tônico-clônicas generalizadas ou coma, em gestantes com hipertensão gestacional ou pré-eclâmpsia, na ausência de doenças neurológicas.
Pode ocorrer durante a gestação, durante o trabalho de parto e no puerpértio imediato.
Também conhecida como toxina gravídica. A pré-eclampsia se trata de um problema que ocorre em algumas mulheres durante a gravidez pode acontecer a partir do quinto mês, e com mais freqüência durante a primeira gravidez de uma mulher, naquelas cujas mães ou irmãs tiveram pré-eclampsia, em mulheres com gravidez de múltiplos, em mães adolescentes e mulheres maiores de 40anos de idade.
Mas a causa precisa da pré-eclampsia ainda é desconhecida. Existem muitas teorias que se baseiam em que as causa podem estar relacionadas a fatores genéticos, alimentares, vasculares, neurológicos, etc. mas nenhuma delas chegou a confirmar-se. Normalmente a pré-eclampsia se reconhece pela hipertensão arterial. Aumento de peso e proteínas na urina.
A eclampsia vai mais elem. Trata-se e uma toxemia gravídica com convulsões. Um quadro mais agravado da pré-eclampsia. Ou seja é quando a mulher grávida apresenta os sintomas da pré-eclampsia e chega a ter convulsões e outras reações mas preocupantes ela e para o bebê que espera.
A mortalidade materna no Brasil, é uma das piores do mundo. Tem até piorado nos últimos tempos. Segundo a organização Mundial de Saúde, no passado 140 mães morriam para cada cem mil crianças nascidas vivas. Em 1996 essa taxa subiu para 220 mães mortas em cem mil nascidos. Esses índices se aproximam dos da década de 1950 nos Estado Unidos. Para ter-se uma idéia da magnitude de problema brasileiro, nos países de primeiro mundo, essa taxa está por volta de 5 ou 10 mães por cem mil crianças.
É importante considerar que 75% das mortes por hipertensão na gravidez têm como causa a pré-eclampsia e a eclampsia. Isso é lastimável por que a eclampsia em especial, que é uma

Relacionados

  • ECLÂMPCIA
    822 palavras | 4 páginas
  • Eclâmpcia
    3223 palavras | 13 páginas