"Quadrado negro sobre fundo branco" de malevitch

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ainda sobre "Quadrado Negro sobre Fundo Branco" de Malevitch
Até 1915, o pintor russo afasta-se progressivamente das formas tradicionais de, mas é naquele ano que se dá a crise definitiva, quando pinta o célebre "Quadrado Negro sobre Fundo Branco", que representa apenas o que o título indica: um quadrado negro sobre fundo branco.

"Quadrado Negro sobre Fundo Branco"

Diz a lenda queMalevitch ficou num estado de perturbação total: durante uma semana, não conseguiu comer, beber ou dormir. O pintor acreditava que a representação figurativa trazia para o quadro "qualquer coisa do referente", pelo que o acto de "apagar a representação" implicava "apagar também o referente".
Se o quadrado preto nega a possibilidade de representação, fica em causa a própria possibilidade da pintura. A nãoser que esta se transforme noutra coisa. E foi isso o que Malevitch fez, ao criar uma nova linguagem "a partir deste quadrado que começa por ser uma espécie de buraco negro que engole e absorve todas as formas da natureza".
A nova linguagem surge por um processo de reversão: "Ao vir à tona, ao vir à superfície, o quadrado negro reverte-se, há uma reversão de superfícies, como uma luva que sevolta ao contrário e o avesso passa a direito e o preto passa a branco".

O branco do "nada libertado", abismo plano onde as figuras se dissolvem, transformadas já não em representações de objectos da realidade concreta mas em abstractas "sensações picturais", a que correspondem forças em vez de formas".

Ficha Catalográfica
Autor:
Malevich, Cazimir
Título:
Quadrado Negro
Data:
1915Técnicas e materiais:
Óleo sobre tela
Dimensões:
79,5 X 79,5 cm
Estilo:
Suprematismo
Género:
Abstracto
Localização:
The State Tretyakov Gallery
, Moscovo, Rússia
Exposições:
Exposição futurista
0,10 (Zero-Dez)
Galeria Nadiejda Dobytchina, em São Petersburgo,Dezembro, 1915Exposição
Art of the Epoch of Capitalism
, Russian Museum, Leningrado, 1931-1932.

A obra mostra-nos um quadradonegro não regular e com uma ligeira inclinação, sobre um fundo branco quadrado. O negro apresenta irregularidades devido à aplicação da tinta a óleo do quadrado negro sobre outra obra anterior, agora escondida, existente na tela. Esta reacção, resultante da sobreposição de pigmentos inconciliáveis, são testemunho da descoberta de Malevitch acerca destas tintas incompatíveis entre si, facto esse que olevou a pintar inúmeras versões do Quadrado Negro, provando desse modo que esse potencial descoberto traria algumas vantagens, pois «tratava-se de um sinal que poderia ser repetido».

O branco exterior do fundo é o signo de uma expressão infinita abraçando o quadrado negro, que se manifesta inevitavelmente reducionista. Neste jogo dos dois quadrados, o branco tem o poder de suportar e destacara presença do negro, portanto «O que seria fundo revela apenas uma margem que permite a afirmação do quadrado negro e a sua não coincidência com o campo visual, mas também revela a autoridade e poder de eclipse desse quadrado negro».
A vontade de Malevitch de um mundo sem objectos, é-nos traduzida num vislumbre para dentro do vazio do quadrado negro e assim fazer-nos refletir acerca dasmanifestações da pintura abstrata e nas questões inerentes aos caminhos do entendimento pelo qual ela nos transporta. É à luz desse paradigma que Gooding afirma que «a arte abstrata nega muitas das possibilidades de interpretação facultadas pelas imagens figurativas; em vez disso, exige um esforço de imaginação, uma resposta criativa».

É essa resposta criativa que procuramos desvendar e que Malevitchencetou em nos mostrar através deste Quadrado Negro, o qual parece estar a eclipsar algo colocado no centro plano de um quadrado branco e que, de certa forma, nos vai absorvendo o olhar em direção a uma ausência de objetividade.
Descrevendo o seu novo estilo como Suprematista, Malevitch implanta o quadrado como uma manifestação metafísica e espiritual, sugerindo através da bidimensionalidade da...
tracking img