Filosofia fenomenologica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4236 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FENOMENOLOGIA TRANSCENDENTAL: PERSPECTIVA HUSSERLIANA DA APREENSÃO DO CONHECIMENTO
1

Gilvanio Moreira Santos

RESUMO
Pensar o conhecimento como abertura e possibilidade para busca da essência mesma dos objetos, na perspectiva fenomenológica, é pensar o ser do ente enquanto ser pensante. Ser, situação. “Seraí”, posto em sua cotidianidade. Contínuo projetar-se. Contínuo desvelar-se,velar-se. Destarte, falar da apreensão do conhecimento na filosofia implica tratar da natureza do pensar enquanto pensar sobre o pensar mesmo. Debruçar sobre o próprio pensar é perceber o fenômeno da coisa pensante como algo que através de um caminho rigoroso (fenomenológico), imiscuir-se sobre a essência do próprio pensar. No entanto, para construir tal abertura é preciso questionar o próprio ser do serdo ente enquanto coisa pensante. Nesse sentido, e, para tanto, o presente trabalho seguirá tal caminho: (1) consciência-intencionalidade-fenômeno; (2) “ser-no-mundo”, “mundo da vida”; e (3) a epoché fenomenológica. Palavras chaves: Fenomenologia, conhecimento, epoché.

ABSTRACT
Think of knowledge as openness and possibility to search for the same essence of objects, in the phenomenologicalperspective, is to think the Being of beings as a thinking being. Being, situation. “There-being”, put in your daily life. Continuous protrude. Continuous reveal itself, veiled. Thus, speaking of the acquisition of knowledge in philosophy involves treating the nature of thinking as thinking about same thinking. Dwell on your own thinking is to understand the phenomenon of thinking thing as somethingthrough a rigorous way (phenomenological), interfere in the nature of thinking itself. However, to construct such openness must be the question the very Being of beings as a thinking thing. In this sense, and, therefore, this paper will follow this path: (1) consciousness-intentionality-phenomenon, (2) “being-in-the-world”, “lifeworld”, and (3) the phenomenological epoché. Keywords: phenomenology,knowledge, epoché.

INTRODUÇÃO
1

pós-graduado em docência em filosofia e sociologia pelo Instituto Salesiano de Filosofia – INSAF

O objetivo, ou o intento deste trabalho girará em torno do que se compreende sobre a coisa do pensar, na perspectiva fenomenológica husserliano. Deste modo, seguiremos sobre a vereda da fenomenologia husserliana com o intuito de melhor visualizar como se dãoas estruturas do pensamento, caminho esse que sairá em busca da significação essencial do pensar rigoroso. Trilharemos parte do percurso fenomenológico do conhecimento para encontrar o sentido da “volta às coisas mesmas”, igualmente exploraremos a necessidade e importância do ato reflexivo rigoroso sobre os objetos que forem convenientes de serem apreendidos. Assim, no primeiro momento do trabalho,demonstraremos como estão imbricados – em uma espécie de simultaneidade e dinâmica – os fenômenos da consciência e intencionalidade. Em seguida analisaremos como o ser dos entes está posto no mundo em um meter “aí” em sua contigencialidade, nesse sentido, retornando à intencionalidade voltada para os objetos do mundo da consciência. E, por fim, trilharemos o caminho de volta as coisas essas queestão na intencionalidade cotidiana demonstrando que é possível encontrar as essências mesmas desses objetos com quem nos ocupamos e nos preocupamos medianamente. A fenomenologia do conhecimento No final da segunda metade do século XIX, a ciência da psicologia detinha grande prestígio entre muitos campos do conhecimento. Esse prestígio legava-lhe a chave para explicação da teoria do conhecimento, ealém de entre outros, o do campo da lógica. No entanto, opondo-se a essa pretensão de demonstração do saber, Edmund Husserl propôs um método que de modo apodítico e de maneira puramente rigorosa levasse o ser a conhecer a verdadeira essência dos objetos. Esse método é a fenomenologia, que para Husserl não podia ser confundido com o método da psicologia. A psicologia segundo ele é a ciência dos...
tracking img