A distancia da filosofia para a humanidae

1780 palavras 8 páginas
TRABALHO DE FILOSOFIA

“A distância da filosofia para a humanidade”

Nome: Patrícia Eliane Nascimento
A DISTÂNCIA DA FILOSOFIA PARA A HUMANIDADE

Se há mais de um século, as grandes perguntas metafísicas parecem ter abandonado as preocupações da nossa época, não desapareceram no entanto do espírito humano. Quando a vida nos afasta em certas alturas da efervescência do mundo, as questões fundamentais ganham logo vivacidade de novo.
O universo faz algum sentido?
A humanidade tem algum propósito?
Porquê que estou no mundo?
A nossa existência e os nossos atos fazem sentido?
Há algo de divino no mundo?
Haverá outra coisa depois da morte?
O mercado pode muito bem camuflar essas interrogações espirituais por baixo dum amplo véu de barulho, de stress e de impulsividade, de trabalho forçado e sem descanso, mas essas perguntas ressurgem logo nos nossos momentos de relaxamento e nos nossos silêncios.

O mundo faz algum sentido?
Quando vemos televisão e a sucessão de medos que ela emite, podemos facilmente ficar com uma visão sombria e pessimista da evolução humana. É fácil imaginar a nossa espécie em declínio e destinada ao seu próprio aniquilamento.
Pelo contrário, também podemos achar nela uma EVOLUÇÃO POSITIVA. Um melhoramento constante e global da condição do homem. Uma passagem sucessiva, etapa após etapa, conduzindo a nossa espécie em direção a sua UNIÃO SERENA e a sua verdadeira perfeição. Não é a humanidade que está cada vez pior, é a nossa sensibilidade ao mal que se desenvolve …
Falar sobre a evolução positiva nesta altura de transições é um assunto complicado. Ainda mais depois das monstruosidades humanas testemunhadas pelo século XX.
É difícil, porque temos de ser capazes de pensar no “mal” como algo reprovável, como um escândalo que d desaparecer, ao mesmo tempo que temos de justificar a necessidade da sua existência. Se queremos livrar-nos deste beco sem saída, temos de considerar o “mal” como um elemento subsidiário e em constante

Relacionados