Resenha cap i, ii e iii do livro a evolução do capitalismo, dobb

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (758 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Dobb era inglês, arriscou-se em cursar história, mas acabou mudando de ideia, e fez economia. Tornou-se professor de economia da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. A obra A Evolução doCapitalismo tende a ser tendenciosa, pois Dobb tem um histórico de ser Marxista.
Nesse livro, Dobb relata o processo de evolução do capitalismo de forma clara e didática. Aborda o conceito de capitalismo ea sua origem, desde o escambo até a criação da moeda e do mercado. O autor mostra que o Laissez-faire da economia, influenciou na criação do Estado e da economia atual, prova disso é que temoseconomias que utilizam esses métodos de empreendedorismo atualmente.
Nas páginas 14-15 de seu livro, o autor cita o capitalismo como uma “organização de produção para um mercado distante”. Na históriaeconômica, nas trocas de mercadorias entre países, tais como Portugal – Espanha há séculos, é notável a ideia de “organização para mercados distantes”. A Economia mundial atual sobrevive através de trocasde bens e mercadorias.
O autor traz um significado mais Marxista para o capitalismo, mostrando mais como uma técnica de produção, do que como uma organização de produção, ele mostra a diferença entreos capitalistas e os proletariados, tratando assim o assunto como uma questão de detentores do poder. Essa ideia é mais voltada pra questão social, relação entre as pessoas, etc.

O Autor também fazuma abordagem sobre o feudalismo, e mostra que neste a posse das terras representava a fonte do poder político, logo, quem tivesse o domínio sobre as terras, teria o poder sobre outras pessoas. Dobbafirmava que as relações sociais eram à base do modo de produção.
A discussão sobre o feudalismo não se fundamenta na relação jurídica entre o vassalo e suserano, nem na relação entre produção edestinação do produto, mas na relação entre o produtor direto e seu superior imediato, ou Senhor. Dobb relata que o declínio do feudalismo provavelmente ocorreu devido a fatores como: o aumento da...
tracking img