A dislexia como dificuldade de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 44 (10981 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES


INSTITUTO A VEZ DO MESTRE


PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU”























A DISLEXIA COMO DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM













RENATA SILVA SANTOS BATISTA














ORIENTADORA


SIMONE FERREIRA











Rio de Janeiro


2011





UNIVERSIDADE CANDIDO MENDESINSTITUTO A VEZ DO MESTRE


PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU”























A DISLEXIA COMO DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM












































Rio de Janeiro


2011


AGRADECIMENTOS







A Deus, primeiramente, pela força, saúde, sabedoria e coragem para atingir os objetivos os quais mepropus.
Minha eterna gratidão e reconhecimento às pessoas cuja contribuição tornou-se decisiva para a realização desse trabalho:
À toda equipe de docentes que constituíram o curso de Especialização em Psicopedagogia da Universidade Candido Mendes, especialmente à professora e orientadora Simone Ferreira pela orientação, apoio, dedicação e disponibilidade acompanhou a elaboração dessapesquisa.
Aos colegas de curso pelos momentos que compartilhamos, muitos deles, felizes e outros tristes, mas o que fica são as boas lembranças.
Ao meu marido que teve paciência e entendeu a minha ausência durante a realização do curso.
Aos meus pais e irmãos que sempre acreditaram que eu era capaz, e por meio de palavras encorajadoras que muito me estimularam.
E todasas pessoas que, direta ou indiretamente, cooperaram para a concretização desse projeto de pesquisa.































DEDICATÓRIA



























































Dedico esta monografia aos meus queridos pais, Maria Luiza e Armando (inmemória) e ao meu marido Donato exemplos de vida e grandes responsáveis pela motivação que fez dos meus sonhos realidade.









































































Há homens que lutam um dia e são bons.
Há outros que lutam um ano e são melhores.Há os que lutam muitos anos e são muito bons.
Porém, há os que lutam toda a vida.
Esses são os imprescindíveis."

Bertolt Brecht

RESUMO





O presente artigo tem como objetivo geral preparar os professores para identificarem a dislexia e intervirem dentro da sala de aula sobre os seus alunos,especialmente nos primeiros anos do ensino fundamental. Como problematização: Que dificuldades apresentam os alunos com dislexia?E justificativa: Tendo em conta a importância do tema para o aperfeiçoamento do dia-a-dia da aprendizagem, para melhorar o sistema de ensino que influencia de forma direta e indireta o rendimento do aluno. A dislexia representa no momento atual um grave problema escolar para a qualtodos os profissionais da educação estão cada vez mais conscientizados; uma criança disléxica com dificuldades de leitura e escrita apresentará lacunas em todas as restantes matérias e a diminuição da auto-estima; o diagnóstico da dislexia se efetivado precocemente contribui para a intervenção psicopedagógica e a minimização dos efeitos da dislexia no aprendizado e desenvolvimento da criançadisléxica. A metodologia do estudo foi do tipo qualitativa ao desenvolver uma pesquisa bibliográfica. Como principais resultados tem-se muito ainda que estudar e agir para o cumprimento do papel do professor e do psicopedagogo enquanto um profissional que atua no campo interdisciplinar da dislexia e; embora os professores e os psicopedagogos saibam da existência da dislexia como uma dificuldade de...
tracking img