O processo ensino/aprendizagem de alunos da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental que possuem dislexia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4917 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL QUE POSSUEM DISLEXIA

Maria Floresminda da Silva, UEMS[1]
Etalívio Martins Moraes, UEMS[2]

RESUMO
O presente estudo teve o objetivo mostrar os conceitos acerca da dislexia, como ela ocorre, quem ela atinge e suas consequências no processo ensino/aprendizagem, com base na análise einterpretação de dados e informações coletadas em material bibliográfico levantado para a pesquisa. O referido estudo apresentou como método de abordagem a perspectiva qualitativa, pois dá ênfase a vida das pessoas, ou seja, o processo de pesquisa é mais importante que o produto final, o estudo ainda caracterizou-se como uma pesquisa bibliográfica. A pesquisa se justifica por investigar esse distúrbio deaprendizagem, bem como demonstrar a importância da união entre pais e escola para o diagnóstico e futuro tratamento desse distúrbio. O referencial teórico teve como foco, descrever a dislexia, demonstrar seus principais aspectos, modalidades, tipos e os tratamentos possíveis. A pesquisa apresentou como base de interlocução, autores como RORATO (2005), MARTINS (2011), VIER (2011), BARROS (2011),COLLARES E MOYSES (1992), entre outros. Os principais resultados mostram a importância de uma conscientização de professores e pais de alunos com dislexia ou dificuldades de aprendizagem, para que os mesmos estejam atentos a essas dificuldades, observando se são momentâneas ou se persistem há algum tempo, evitando assim o fracasso no aprendizado do aluno. Os limites encontrados referem-se a carênciade produções bibliográficas referentes ao tema da pesquisa.

Palavras-chave: Ensino/Aprendizagem. Dislexia. Fracasso.


APRESENTAÇÃO

Embora a dislexia seja uma dificuldade que está diretamente ligada à sala de aula, ela é um transtorno de difícil entendimento e por este motivo, muitas vezes as crianças com essa dificuldade, passam a ser mal interpretada, dificultando assim odiagnóstico.
O eixo central dessa pesquisa gira em torno do processo ensino/aprendizagem de alunos da educação infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental com dislexia. O presente estudo procurou descrever a dislexia, demonstrando seus principais aspectos, modalidades, tipos e os tratamentos possíveis.
O referencial teórico teve como foco, a pesquisa bibliográfica acerca da dislexia,apresentando como base de interlocução, autores como RORATO (2005), MARTINS (2011), VIER (2011), BARROS (2011), entre outros.
O objetivo da pesquisa é mostrar os conceitos acerca da dislexia, como ela ocorre, quem ela atinge e suas consequências no processo ensino/aprendizagem. O interesse pelo tema surgiu após observações de amigos e familiares que possuem dificuldades de aprendizagem, pelacuriosidade de identificar as dificuldades de leitura e escrita e o porquê do fracasso escolar.
É dramático verificar grande número de alunos com reais problemas de aprendizagem e por não terem profissionais preparados para atendê-los, desenvolvem vínculos negativos com a leitura e a escrita, que fazem com que as crianças venham a ter problemas de auto-estima.

REFERENCIAL TEÓRICONo campo da educação nem sempre o resultado obtido vem acompanhado de sucessos e aprovações dos alunos. Na maioria das vezes, a escola depara-se com problemas que acabam por deixar os alunos neutralizados ante o processo de aprendizagem, dessa maneira terminam por serem rotulados por professores, colegas de escola e até mesmo pela própria família.
Com uma sociedade cada vez maiscompetitiva, a preocupação com o rendimento de crianças com idade escolar, ganha entonação não só por parte dos pais, mas como dos professores também. Entretanto grande parte da sociedade desconhece que algumas crianças possam apresentar algum tipo de problema que possa afetar o seu aprendizado, principalmente leitura e escrita.
Os sujeitos com esse problema possuem o que os teóricos chamam de...
tracking img