Dislexia: fator de dificuldade na aprendizagem lecto-escrita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 63 (15655 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Dislexia, termo proposto, em 1917, por Hinschelwood, refere-se à dificuldade para aprender a ler encontrada em indivíduos saudáveis, de inteligência normal ou superior e sem deficiências sensoriais, Capovilla (2000, p.11).
“Cegueira às palavras”, “cegueira verbal”, “assimbolia” e outros rótulos são dados à dificuldade em processar símbolos que aflige algumas crianças e adolescentes:eles invertem palavras números, têm enorme dificuldade em procurar palavras no dicionário, em alinhar algarismo em colunas em lembrar números de telefone etc.
Uma das reclamações mais freqüentes de pais, com filhos em idade escolar, é a de que as instituições de ensino, públicas ou privadas, não têm dado uma resposta adequada e, em tempo hábil, às crianças que sofrem com as dificuldades deleitura e de escrita, bem como problemas comportamentais.
A escola ainda não responde, eficazmente, ao desafio de trabalhar com as necessidades educacionais das crianças especiais, especialmente às relacionadas com as dificuldades de linguagem como a dislexia. A dislexia ocorre quando uma criança não lê bem ou não encontra sentido diante do texto escrito. Cabe à escola saber lidar com esses problemascom a intenção de melhor ajudar os alunos que sofrem com tais problemas.
O estudo das dificuldades de leitura e escrita, em geral, e da dislexia em particular, vem suscitando desde há muito tempo o interesse de psicólogos, professores, pediatras e outros profissionais interessados na investigação dos fatores implicados no sucesso e/ou insucesso educativo. A dislexia representa no momento atual umgrave problema escolar, para a qual todos os profissionais da educação estão cada vez mais conscientizados.
As competências da leitura e escrita são consideradas como objetivos fundamentais de qualquer sistema educativo, ao nível da escolaridade elementar. Segundo Dockrell (2000) a leitura e a escritura consistem em aprendizagens de base e funcionam como uma mola propulsora para todo e qualquertipo de aprendizagem. Assim, uma criança com dificuldade nesta apresentará lacunas em todas as restantes matérias, o que provoca um desinteresse cada vez mais marcado por todas as aprendizagens escolares e uma diminuição da auto-estima.
Pelas características culturais de nosso país, a Dislexia tem sido de fato um de nossos mais sérios problemas sócio-educaionais, com a agravante da desinformação.Pode-se imaginar como serão maiores os problemas e o sofrimento de uma família desinformada que tenha de lidar com uma criança disléxica. A desinformação dos pais e da escola brasileira, muitas vezes leva crianças e adolescentes a trilharem descaminhos perigosos que acabam por desestruturar as suas vidas e o próprio corpo social em que ela vive. Diante das suas dificuldades acadêmicas, elasperdem-se, desestimulam-se e por fim, desistem. Todo esse sofrimento é fruto da falta de informações sérias e profundas a cerca da Dislexia e/ou dos Distúrbios da Leitura e da Escrita.
Este trabalho pretende, dentro de uma perspectiva de sensibilização e informação, responder a uma necessidade que se faz essencialmente presente no atual sistema educacional. A desinformação entre pais e educadores, temdeixado à margem das salas de aula, e do bom convívio familiar e social, as crianças disléxicas e/ou com problemas de aprendizagem.
E em busca do sonho de transformar em prática, todo o conhecimento e experiência adquiridos a cerca da Dislexia, tornando todo e qualquer aluno um ser capaz e autônomo para enfrentar suas dificuldades, concedendo-lhes condições de realizações e de aprendizagem,iniciou-se um trabalho de pesquisas e discussões que já se mantêm há alguns anos. Proporcionar a estas crianças seu direito à igualdade de oportunidades educacionais, passou a ser o grande objetivo da equipe.
Surgiu então, a intenção de transformar esses estudos em trabalho de conclusão de curso, socializando essas informações, como uma forma de alertar e informar pais e educadores, e poder evitar,...
tracking img