A DISLEXIA E A INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓCA: A INCLUSÃO DO SUJEITO COM DISLEXIA PARA A APRENDIZAGEM, INDEPENDENTE DE SUA DIFICULDADE.

898 palavras 4 páginas
A DISLEXIA E A INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓCA: A INCLUSÃO DO SUJEITO COM DISLEXIA PARA A APRENDIZAGEM, INDEPENDENTE DE SUA DIFICULDADE.
Autor(a):
Mariane Rosa da Silva- UFPB marianepsicop@gmail.com
Coautor: (a):
Cinthya Barbosa da Silva- UFPB cinthyabs@hotmail.com
Orientador (a): Prof. Dr. Roberto Derivaldo Anselmo- UFPB anselmoeduc40@hotmail.com

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo o relato sobre o que é dislexia e conceitos básicos sobre esse distúrbio, e como pode ser feita uma intervenção psicopedagógica para a melhoria do processo de aprendizagem do sujeito com dislexia. Através de um breve estudo de caso será apresentado algumas possibilidades de intervenção, como forma de incluir o sujeito com dificuldade, para uma aprendizagem que seja possível para ele mesmo diante de um transtorno e uma inabilidade específica de leitura e escrita.

Palavras chaves: Dislexia, Intervenção e Inclusão.

Desenvolvimento

Esse trabalho tem o objetivo de trazer os conceitos básicos sobre dislexia, e a importância de uma intervenção psicopedagógica no indivíduo que possuí essa dificuldade de aprendizagem. A Associação Internacional de Dislexia colocou a seguinte definição: Dislexia é uma incapacidade específica de aprendizagem de origem neurobiológica. É caracterizada por dificuldades na correção e/ou fluência na leitura de palavras e por baixa competência leitora e ortográfica. Essas dificuldades resultam em um déficit fonológico, inesperado, em relação as outras capacidades cognitivas e as condições educativas. Secundariamente podem surgir dificuldades de compreensão leitora, experiência de leitura reduzida que pode impedir o desenvolvimento do vocabulário e dos conhecimentos gerais. Esta definição é a mais presente no meio científico para se tratar do termo dislexia. Agora chegou o momento em que vamos abordar um tema em que diria de grande responsabilidade, que é a intervenção, e qual seria a forma de um tratamento preciso pra essa dificuldade para

Relacionados