A brincadeira como instrumento de aprendizagem em sala de aula.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2188 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A BRINCADEIRA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA.

¹BINELLO, G.A.
²CARVALHO, M.S.

¹² Alunos do curso de Formação de Docentes – C.E.S.A


RESUMO: O presente artigo buscou analisar as diferentes concepções de brincadeira em sala de aula, na visão de diferentes autores que contribuíram para o estudo, como o KISHINOTO, ALMEIDA, CUNHA OLIVEIRA, entre outros. Através da analise feitadas obras dos autores citados, contribuiu para o levantamento teórico metodológico deste artigo e dos projetos realizados. Após ver na prática a mudança de comportamento significativo nas crianças que através da brincadeira expressando a sua realidade e a mudando, conseguiu desenvolver habilidades físicas de acordo com a sua limitação. A Brincadeira além de proporcionarem momentos lúdicos eprazerosos, fazendo com que a criança classifique, ordene, estruture, resolva pequenos problemas e sinta-se motivada a ultrapassar seus próprios limites. Para isso se faz necessário saber o significado do brincar, conceituar os principais termos utilizados para designar o ato de brincar, tornando-se também fundamental analisar o papel do educador neste processo lúdico, e ainda, os benefícios que obrincar proporciona.

Palavras-chave: Educação Infantil. Aprendizagem. Ludicidade. Brincadeira.

1 INTRODUÇÃO
Este artigo se faz necessário para compreender a importância do brincar na educação infantil em todas as suas dimensões, visto como um recurso didático metodológico, favorável para o processo de ensino aprendizagem das crianças.
Tem como objetivo analisar as diferentes concepções dobrincar na educação infantil e séries iniciais, bem como sua utilização como um recurso pedagógico em sala de aula. Buscando rever a concepção do brincar para o além do brincar.
O brincar é uma das formas mais significativas para o processo de ensino aprendizagem pois hoje nos centros de educação infantil e escolas de series iniciais percebe-se que esta falta do brincar tem causado, algunsproblemas de aprendizagem, que poderiam ser evitados se o professor utilizasse deste recurso em sala de aula.
Esse artigo foi elaborado a partir de análise de referenciais teóricos e práticos, partindo de tais pressupostos estruturaram-se projetos para fazer-se uma comprovação dessa temática de uma forma significativa e abrangente.


2 CONCEPÇÕES DE BRINCADEIRA E SUAS RELAÇÕES COM O PROCESSODE ENSINO E APRENDIZAGEM.
Para a autora Kishimoto (1994), o brinquedo é compreendido como um "objeto suporte a brincadeira”, ou seja, que o brinquedo aqui está relacionado com vivências do dia a dia da criança, desde simples piões até a mais sofisticada boneca ou sofisticado carinho. Quando se fala de brinquedos ou brincadeiras é preciso compreender que os brinquedos podem ser divididos emdois tipos: estruturados e não estruturados. São denominados de brinquedos estruturados aqueles que já são adquiridos prontos, como é o caso dos brinquedos acima já citados.
Os brinquedos denominados não estruturados são aqueles em que as crianças têm que construí-los utilizando materiais simples como: pedras, paus que nas mãos das crianças adquirem novas significâncias como exemplo a pedrase transformará em comidinha e o pedaço de pau ira dar origem a um cavalinho.
Quando se fala de brincadeiras deve-se ter em mente que estas se caracterizam por algumas estruturações simples e pela utilização de regras que as próprias crianças estabelecem antes de começar a brincar.
Citam-se brincadeiras muito conhecidas como, por exemplo: brincar de casinha, polícia e ladrão. Podemser brincadeiras coletivas ou individuais, mas de acordo com as experiências e com o passar dos tempos essas brincadeiras vão sofrendo modificações.
Quando se fala de brincadeiras na escola deve-se levar em consideração como as crianças lidam com as regras. O professor pode diagnosticar alguns problemas que os alunos por alguma eventualidade venham a ter em casa pela forma como lidam com as...
tracking img